15 dicas espertas para Photoshop

No mundo da edição de imagem, o Photoshop é uma unanimidade, com interface e recursos copiados pelos concorrentes e uma legião de fãs entusiasmados. Mas o programa não é voltado apenas para o artista que fica horas burilando uma imagem. Também dá para fazer operações rápidas com resultado bacana, além de automatizar tarefas chatas. Conheça, a seguir, 15 dicas para resolver rapidamente vários problemas e criar efeitos legais.

Lembrando que essa é mais uma contribuição para o Movimento Blog Voluntário.

Pintura Instantânea

Um jeito rápido de obter um visual artístico a partir de uma foto é usando o recurso Find Edges. Para isso, abra a imagem desejada e acesse o menu Filter, depois Stylize e, então, Find Edges. Acesse o menu Edit e escolha a opção Fade Find Edges. Na janela que surge, escolha, em Mode, a opção Luminosity. Depois, mexa nos valores de Opacity até obter um visual mais estiloso. Clique em OK e pronto. O efeito também tem resultados legais se aplicado apenas ao fundo de uma imagem, deixando um elemento com visual normal.

Marca dágua

Publicar imagens em sites pode resultar em cópias sem autorização. Para diminuir esse risco, uma providência é aplicar uma marca dágua. Abra a imagem desejada, clique na ferramenta de texto (Horizontal Type Tool) e depois no ponto da imagem que receberá a marca dágua. Tecle o texto desejado e selecione-o com o mouse. Agora, acesse o menu Layer, depois Layer Style e Blending Options. Na janela que aparece, diminua o valor em Opacity até que o texto fique com a transparência desejada. Clique em OK e pronto.

Cores no Preto&Branco

Um modo bacana de destacar as cores de um elemento na fotografia é deixá-lo como único item colorido. Para isso, copie a camada de fundo em uma nova, usando o atalho Ctrl+J. Com essa camada selecionada, acesse o menu Image, e escolha Adjustments e Desaturate. Depois, acesse o menu Layer, depois Layer Mask e Reveal All. Agora, clique no pincel (Brush), escolha a cor preta, e clique no botão com desenho de menu na barra superior. Com o pincel, vá, então, marcando as áreas que ficarão coloridas e o efeito estará pronto.

Destaque e foco

Um efeito rápido e que dá um bom destaque em fotos é manter apenas um elemento em destaque. Abra a imagem e crie uma camada copiando a de fundo (com o atalho Ctrl+J). Depois, com a nova camada selecionada, acesse o menu Filter, depois Blur e então Gaussian Blur. Escolha raio (Radius) de 5,0 pixels. para que os elementos em destaque diferenciem-se do fundo. Clique em OK. Acesse o menu Layer, depois Layer Mask e clique em Reveal All. Escolha a ferramenta de pincel (brush), e a cor preta. Pinte a área que terá destaque.

Repetindo efeitos

Uma técnica simples mas pouco usada no Photoshop é a criação de ações (actions) para repetição de tarefas. Assim, quem vive redimensionando imagens, pode criar uma ação e associá-la a um atalho de teclado. Para isso, acesse a aba Actions. Clique no quinto botão na parte inferior da janela. Na tela que surge, dê um nome para a ação e escolha um atalho de teclado. Depois, clique em Record e repita o processo que será gravado. Clique, então, no primeiro botão da janela onde estava a aba Actions.

Operações em lote

Com as ações, o Photoshop também pode fazer alterações em lote nas imagens, poupando ainda mais tempo. Para isso, antes de tudo você terá de criar uma ação para a operação que quer aplicar ao lote de imagens. Depois, acesse o menu Automate e depois Batch. Na janela que surge, escolha a ação que será aplicada ? s imagens, a pasta em que estão os arquivos que serão modificados e uma segunda pasta, caso não se queira sobrescrever as fotos originais. Clique em OK e pronto.

Rotação automática

Um problema clássico ao digitalizar uma foto é o resultado não ficar alinhado. Fazer a rotação é fácil, mas o Photoshop conta com uma técnica para descobrir o ângulo correto. Use a ferramenta Ruler, que é acessada clicando-se no conta-gotas e mantendo o botão do mouse pressionado. Crie uma linha rente ? parte superior da imagem desalinhada. Depois, acesso o menu Image, depois Rotate Canvas e, então, Arbitrary. O ângulo de rotação correto será preenchido com base no que foi estimado pela ferramenta Ruler.

Texto sobre foto

Uma boa idéia para títulos de sites é colorir os textos com base em uma imagem. Abra a imagem que será usada como fundo do texto. Crie um novo documento, com fundo transparente. Tecle o texto em cor preta. Use a ferramenta de seleção retangular para escolher a área da imagem de fundo que será usada nas letras. Tecle Ctrl+C e agora, clique na ferramenta de varinha mágica (Magic Wand). Mantendo Shift pressionado, clique em cada uma das letras do texto. Por fim, acesse o menu Edit e escolha Paste Into.

Letras espelhadas

Um efeito comum é usar letras com espelhamento. Tecle o texto em uma nova imagem. Tecle Ctrl+J e acesse o menu Edit, escolha Transform e depois Flip Vertical. Clique com o botão direito na nova camada e escolha Rasterize Type. Clique na ferramenta de seleção e, mantendo Shift pressionado, arraste a cópia invertida do texto para baixo. Agora, clique na ferramenta de seleção retangular e, no topo da tela, digite 7 para o valor de Feather. Selecione a metade inferior do texto invertido. Vá ao menu Edit e escolha Clear.

Efeito de explosão

Para criar uma explosão, acesse o menu Filter, o item Render e, depois, Clouds. Volte ao menu Filter, escolha Pixelate e Mezzotint. Escolha em Type o item Long Lines. Clique em OK. Acesse novamente o menu Filter, depois Blur e Radial Blur. Em Blur Method escolha Zoom e use o valor 100 para Amount. Clique em OK. Para mudar a cor, inicialmente tecle Ctrl+I. Depois, acesse o menu Image, depois Adjustments e, por fim, Hue/Saturation. Marque a opção Colorize e altere a cor.

Raios na hora

Quer gerar um efeito de raio para uma imagem? Tecle Ctrl+Shift+N e clique na ferramenta de gradiente (Gradient Tool). Depois, clique no canto superior esquerdo da imagem e arraste o mouse até o canto inferior direito. Acesse o menu Filters, escolha Render e depois Difference Clouds. Inverta a imagem teclado Ctrl+I. Depois, mexa nos canais de cores da imagem teclando Ctrl+L. Use os controles abaixo do gráfico para deixar o raio mais visível. É possível dar cor ao raio teclando Ctrl+U. Marque Colorize e mexa na cor do raio.

Alumínio estilo Mac

Para fazer o efeito, primeiro escolha uma cor cinza. Tecle, então, Alt-Backspace. Acesse o menu Filter > Noise > Add Noise. Marque o item Monochromatic e também Gaussian. Em Amount, escolha 10% e clique em OK. Agora, acesse o menu Filter > Blur > Motion Blur. Use 30 pixels para Distance e clique em OK. Marque áreas diagonais com a ferramenta Polygonal Lasso Tool, acesse o menu Layer > New Adjustment Layer > Brightness/Contrast. Clique em OK e mexa nos controles Brightness e Contrast.

Desenho estilizado

Com a combinação de efeitos do Photoshop, é possível obter rapidamente o visual de desenho com base em uma foto. Comece abrindo a imagem e aplicando o filtro Poster Edges, acessando o menu Filter > Artistic > Poster Edges. Use os valores-padrão do filtro. Depois, acesse o menu Image > Adjustments > Brightness/Contrast. Ajuste Brightness para 10 e Contrast para 30. Por fim, acesse o menu Filter > Artistic > Cutout. Não mexa também nos valores de ajuste do filtro.

Neve instantânea

Comece abrindo a foto e criando uma camada que a copia (teclando Ctrl+J). Acesse o menu Filter > Pixelate > Pointilize Filter. Use, em Cell Size, o valor 6. Depois, na janela de controle de camadas (layers), clique no botão com um círculo dividido em preto e branco. Escolha o item Threshold. Ajuste o valor do controle para 255 (o máximo). Clique na nova camada com o botão direito do mouse e escolha Merge Down. Para concluir, acesse o menu Filter > Blur > Motion Blur. Use um ângulo de -45 graus e valor 15 em Distance.

Névoa na foto

Comece teclando Ctrl+Alt+Shift+N. Clique na Brush tool e, no topo da janela, mude os valores de Size para 200. Em Mode, escolha Dissolve. Além disso, use 75% para Opacity e 100% para Flow. Mude a cor principal para um cinza claro. Agora, clique na imagem, deixando vários pontos. Acesse o menu Filter > Blur > Gaussian Blur. Use o valor 8 para Radius. A névoa está pronta. Caso o efeito não tenha ficado uniforme como desejado, desfaça o efeito Gaussian Blur (teclando Ctrl+Z), clique em mais pontos da foto e repita o efeito.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.