20 videogames mais vendidos na história

Há 45 anos, nascia o primeiro console de videogame da história, quando a empresa Magnavox lançou o Odyssey. A partir desse momento, a forma que crianças e adultos disputavam partidas eletrônicas mudou completamente. De lá pra cá inúmeros consoles e jogos foram lançados para a alegria dos fãs.

Com a evolução da tecnologia, os personagens hoje em dia podem ser controladas por sensores de movimento ou com controles sem fio. Assim, o jogador consegue entrar em mundos estranhos e inexplorados, estabelecer competições acirradas ou, simplesmente, jogar e se divertir em frente da televisão ou do monitor. Com tantas evoluções, o videogame continua sendo uma forma de entretenimento unânime entre os amantes da tecnologia, independentemente da idade.

topo_materia-games

Conheça, ou relembre, os 20 videogames mais vendidos na história.

20º: Dreamcast – lançado em 1998, o videogame da Sega vendeu cerca de 10 milhões de unidades em todo o mundo. O jogo mais vendido para o console foi o Sonic Adventure, com 2,5 milhões de cópias.

19º: Game Gear – console portátil da Sega, surgiu no mercado em 1990. Em todo o mundo foram vendidas 11 milhões de cópias do aparelho. Columns, Wonder Boy, Lucky Dime Caper são os jogos mais famosos do videogame.

18º: Master System – o videogame de 8-bit da Sega, lançado em 1983, foi comprado por 13 milhões de consumidores. Vale ressaltar que o cartucho mais vendido do console foi Castle of Illusion.

17º: GameCube – em 2001, a Nintendo lançou o console em formato de cubo, que roda CDs e não cartuchos. Ao todo, foram vendidos 21 milhões aparelhos. Já o jogo mais comprado foi Super Smash Bros. Melee, com sete milhões de cópias distribuídas em todo o mundo.

16º: Nintendo 3DS – desde 2011, a última geração de consoles portáteis da Nintendo emplacou no mercado e passou a ser o videogame de bolso de cerca de 22 milhões de jogadores em todo o mundo. O game mais vendido da história do console é o Super Mario 3D Land, que alcançou a marca de cinco milhões de cópias comercializadas.

15º: Xbox – o console que marcou a entrada da Microsoft no mercado de jogos eletrônicos teve 24 milhões de cópias vendidas após seu lançamento, em 2001. Já o game mais comprado foi Halo 2, adquirido por mais de oito milhões de fãs.

top15

14º: Atari 2600 – um dos primeiros videogames da história foi comprado por mais de 30 milhões de jogadores. O console marcou época e lançou uma das personagens mais famosas dos jogos eletrônicos, o Pac Man. O jogo do boneco amarelo foi o mais vendido da história do console, uma vez que sete milhões de pessoas adquiriram o cartucho.

13º: Nintendo 64 – primeiro console da Nintendo a explorar gráficos em 3D, o Nintendo 64 teve 32 milhões de cópias vendidas após seu lançamento, em 1996. O jogo Super Mario 64 foi o titulo mais comprado, com 11 milhões de cópias distribuídas ao redor do mundo.

12º: Mega Drive – o aparelho de 16 bits Tectoy, colocado à venda em 1988, chegou a 40 milhões de casas. O game mais comprado do foi console foi o Sonic The Hedgehog, adquirido por 15 milhões de jogadores no planeta.

11º: SNES – também conhecido como Super Nintendo, foi vendido para mais de 49 milhões de pessoas no mundo, desde 1990. Super Mario World, jogo que explora o universo da personagem icônico da empresa japonesa de games, teve cerca de 20 milhões de cópias distribuídas.

10º: NES –  Nintendo 8 bits, conhecido como Nintendinho e lançado em 1983, alcançou a marca de 61 milhões de cópias vendidas. O game mais vendido do console foi Super Mario Bros, com 40 milhões de cópias.

9º: PSP – primeiro aparelho portátil que roda CDs em vez de cartuchos, o videogame da Sony foi comprado por 73 milhões de jogadores desde o seu lançamento, em 2004. Já o game mais vendido é Monster Hunter Portable 3rd, que chegou a quatro milhões de cópias comercializadas.

8º: Xbox 360 – a segunda geração de videogames da Microsoft chegou ao mercado em 2005 e teve cerca de 76 milhões de unidades vendidas desde então. Vale ressaltar que o título mais jogado é o Kinect Adventures, com 18 milhões de unidades distribuídas.

7º: PlayStation 3 – a última versão dos videogames da Sony conquistou mais de 77 milhões de jogadores ao redor do mundo. O título mais vendido do console é Gran Turismo, com cerca de sete milhões de cópias.

6º: Game Boy Advance – o aparelho portátil, colocado à venda em 2001, fez a alegria de mais de 81 milhões de pessoas, sendo que o game mais vendido da história deste console é o título Pokémon Ruby and Sapphire, que atingiu a marca de 13 milhões de unidades distribuídas em todo o mundo.

top10

5º: Nintendo Wii – em 2006, a Nintendo inovou a forma de se jogar ao lançar o Wii. O principal diferencial do aparelho, comprado por mais de 97 milhões de pessoas, é o controle sem fio, que permite a simulação de movimentos reais durante uma partida, como um arremesso de bola de boliche ou um saque em uma competição de tênis. Já o jogo Wii Sports, que teve cerca de 79 milhões de unidades distribuídas mundialmente, é o mais vendido da história do console.

4º: PlayStation – o primeiro videogame da Sony chegou ao mercado em 1994. Desde então, a plataforma foi adquirida por 102 milhões de usuários. O jogo mais vendido do console é Gran Turismo, título distribuído para 10 milhões de pessoas.

3º: Game Boy / Game Boy Color – em 1989 a Nintendo lançou a plataforma que seria vendida para mais 118 milhões de pessoas em todo o mundo, após sua chegada no mercado de games. O jogo mais comprado pelos usuários é o clássico Tetris, que teve 35 milhões de cópias distribuídas.

2º: Nintendo DS – colocado à venda em 2004, o portátil da empresa japonesa de games foi comprado por 152 milhões de pessoas. Vale ressaltar que o game New Super Mario Bros foi o mais vendido da história da plataforma, com 29 milhões de cópias comercializadas.

1º: PlayStation 2 – a segunda geração dos consoles da Sony é a mais vendida da história dos videogames em todo o mundo. O aparelho foi comprado por 154 milhões de pessoas em 12 anos de existência. Já o game mais vendido da plataforma, lançada no ano 2000, é o GTA San Andreas, com 17 milhões de cópias distribuídas.

top5

Via: Portal Capgemini Brasil

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.