7 Maneiras de Economizar Combustível

Tanque Cheio

Quem tem carro, assim como eu, sabe que hoje em dia é foda ter que gastar uma fortuna com abastecimento. Bons tempos aquele em que andava com carros dos pais e não se preocupava com isso. Hoje, para se encher o tanque de um carro popular, à gasolina, não fica menos de R$100,00. Pra álcool o gasto é menor, porém é compensado com o maior consumo.

Mas há maneiras de economizar um pouco com combustíveis, apenas cuidado um pouco melhor do carro. São dicas simples, que muita gente conhece mas dificilmente coloca em prática.

1. Evite excessos de velocidade, aceleradas fortes e freadas bruscas. Além de viajar mais seguro, você economizará combustível.

2. Reduza a velocidade: na estrada, o motor consome mais combustível quando o carro está acima dos 100 km/h.

3. Não freie com o motor. Para economizar combustível, o melhor é prever as freadas com tempo e frear sem pressa, usando apenas os freios e levantando completamente o pé do acelerador. Usar reduções bruscas de marcha para frear consome tanto combustível quanto andar em alta velocidade. Deixe este método para emergências ou para descidas de ladeiras.

4. Esquente o motor em movimento: a melhor forma de esquentar o veículo (não só o motor) é circular com uma velocidade muito baixa em um trecho considerável. Além disso, economiza combustível.

5. Não use o desembaçador, as luzes ou o ar condicionado sem necessidade. O uso do condicionado pode consumir até 1,5 litro a cada 100 km.

6. Velocidade de cruzeiro: alguns veículos contam com a função de controle de velocidade. Habitue-se a usá-la, principalmente na estrada, já que ao evitar variações bruscas de velocidade você reduzirá o consumo de combustível.

7. Baixe as revoluções: você pode viajar a 50 km/h em primeira ou em quinta marcha. A diferença está nas revoluções em que o motor roda em cada caso e no combustível que ele consome nessas situações. O melhor é circular com o veículo nas marchas mais altas que puder. Isto reduzirá as revoluções, o consumo e o desgaste.

Dica Bônus:

Como saber de que lado fica o tanque de combustível?

Olhando para o marcador de combustível no painel verifique o seguinte no desenho da bomba, se a mangueira sair para a direita então o bocal está à direita, se a mangueira sair à esquerda, então o bocal fica também à esquerda.

Observe a imagem no topo do artigo como exemplo. Com base na figura o bocal fica do lado direito do veículo, pois a mangueira sái do lado direito da bomba.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Humba

    Primeiro…confirme se tem os motores todos preparados.
    Se tem carro entre 900 e 1200Cc no máximo e moto (não desportivas) de baixo consumo (entre 125Cc e 500Cc).

    – Use a moto na cidade. Não se deve usar carro.
    – use o carro para passear longe, o que é bom também para noites frias, tempos de chuva e em busca de cargas.

    Em ambos dê o menor numero de rotações entre as marchas.
    No carro por exemplo… tente manter sempre a 5ª…ou seja qual for..é preciso é dar giros com poucas rotações desde que o motor não se engasge…isto é ir na velocidade certa para se manter em 5ª.
    As acelerações bruscas e loucuras é o que gasta combustivel. De resto siga as 6 dicas a cima.
    As altas rotações são a principal culpa dos consumos. Conduza com prudência e ignore os carros
    que atrás de si que acham que vai devagar demais…Respeite as velocidades. E a propósito, se pegou hoje pela primeira vez o seu carro, novo ou usado, faça um teste (tanque cheio e viagem respeitando isto tudo que acabei de dizer) para conhecer ganhar confiança no carro e saber a mínima de Kms que faz. Obrigado.