A guerra dos navegadores! Quem leva?

Após ser forçada pelas autoridades européias, a Microsoft lançará o Windows 7 com uma diferença em comparação aos lançamentos das outras versões do sistema operacional. Para combater o monopólio, as autoridades fizeram com que a Microsoft lançasse seu sistema operacional sem o Internet Explorer configurado como navegador padrão. O Windows mostrará uma janela com a opção de escolha pelo consumidor de qual navegador ele deseja utilizar. Problema resolvido? Parece que não.

browser-ballot

Como ninguém nunca está satisfeito com nada, todo mundo reclamou da imagem acima. O leitor pode pensar “mas reclamar do que?”, afinal nada mais justo do que o consumidor escolher qual navegador utilizar.

Primeira reclamação:

Repare bem na imagem. Onde a janela abre? Sim! No navegador da Microsoft! O pessoal do Mozila já abriu o bico reclamou e disse que o usuário não vai ver necessidade de baixar outro navegador, pois já está vendo o IE aberto.

Segunda reclamação:

Esqueça suas aulas de matemática. Aqui não tem serventia. A ordem dos fatores não altera o produto.

Os reclamantes afirmam que assim como nos mecanismos de buscas (Google, Yahoo, Bing…) quem aparece em primeiro tem maior chance de ser escolhido.
A Microfoft, por sua vez, deu a solução: faremos então por ordem alfabética! Ficaria: Apple Safari, Google Chrome, Microsoft Explorer, Mozilla Firefox e Opera. (E assim será)

Sem mais reclamações, certo? Errado.

Para o Mozila, essa formação beneficia a Apple. Coitado do pessoal do Opera, lá no fundo.

Que que esses pé no saco caras do Mozila sugerem? Duas soluções: ou coloca o Firefox à frente do Safari, visto que sua representação no mercado é maior, ou cria-se um sistema aleatório e aumenta-se a lista de 5 para 12 navegadores.

A verdade é que o Windows 7 vai abrir ao usuário o direito de escolha sobre qual navegador utilizar, e a janela abrirá com os navegadores em ordem alfabética. Lembrando que esta é a informação até o presente momento, vai que muda…

Em tempo: o Mozila lançará a nova versão do Firefox dia 21/10, um dia antes do lançamento do Windows 7.

E para você, é importante a opção de escolher qual navegador utilizar? É importante a ordem em que são disponibilizados os navegadores?

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.