A Internet está mudando nossas cabeças

A Internet não está apenas mudando a forma como as pessoas vivem, mas alterando a maneira como nosso cérebro funciona.

Aparentemente, esta é uma mudança evolutiva que irá nos colocar (eu, você, e toda a galera high-tech) no topo da nova ordem social. Isso seria a revolta dos nerds?

Hoje em dia, drogas parecem não ser mais necessárias para altera sua mente (apesar de eu não fazer uso das mesmas), basta navegar na web. De acordo com um neurocientista especializado em funções cerebrais, as pesquisas na Internet e troca de mensagens online (chat, blogs, e-mails, etc.) toram o cérebro mais capaz de filtrar informações e tomar decisões rápidas.

Um estudo realizado com pouco mais de 20 pessoas adultas que possuíam boa experiência com Internet, revelou que essas pessoas mostraram uma atividade dobrada do cérebro, nas áreas responsáveis pelas tomadas de decisões e raciocínios, quando comparadas à pessoas iniciantes no uso da Internet.

Mas é bom tomar cuidado com isso, pois o uso constante pode criar sensação de stress e até mesmo danificar as nossas redes neurais. E eu mesmo já passei por isso, quando chegava a ficar cerca de 18-20 horas diárias em frente a um computador, seja trabalhando, pesquisando, batendo papo e até mesmo jogando World Of Warcraft.

Sim, isso era a minha realidade. Até que percebi que não estava mais suportando aquela rotina e comecei a abrir mão de algumas coisas. Vendi minha conta do jogo – parando definitivamente com jogos online, e reduzi o tempo online, até que as coisas (minha cabeça) voltasse a trabalhar normalmente.

Fonte: Reuters

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.