A novela do meu Moto 360

Moto 360

Comprei um Moto 360 logo em seu lançamento no Brasil, no final de 2014 e vinha utilizando o smartwatch sem problema algum até o início deste ano, quando saiu a última atualização de software para o relógio, o Android 6. Após realizar essa atualização de versão, notei que o relógio começou a ficar mais lento, a bateria durando cada vez menos e de repente, passou a desligar sozinho (mesmo com bateria carregada) após alguns toques nas notificações na tela. Quando isso acontecia, ele só ligava novamente quando era colocado no dock de carregamento. Tal problema foi persistindo e se agravando cada vez mais, até o ponto em que ele não se mantinha ligado por 10 min.

Tentei de várias formas reinicializar o relógio, busquei formas de fazer downgrade para o Android 5.1.1 mas sem sucesso. Deixei o relógio sem uso por cerca de 4 meses, até que eu decidi procurar uma a assistência técnica que pudesse recuperar meu Moto 360. Em 3 que pesquisei, todas me informaram que somente recebiam aparelhos dentro do prazo de garantia. Como o meu já tinha mais de um ano de uso, o jeito foi ligara para Motorola cerca de 3 vezes até que me passaram um número da sua autorizada no interior de São Paulo para que entrasse em contato e enviasse o aparelho para análise.

Enviei o aparelho e me foi passado o orçamento de R$399. Entrei em contato para contestar o valor e me informaram que este valor era referente à troca da placa, vidro, tampa traseira e pulseira. Me espantei pois o vidro não estava arranhado e a pulseira tinha apenas marcas de uso. Com isso pedi para que o valor fosse abatido desses itens, mas não foi possível. Segundo a atendente, o valor era referente à placa e os demais itens seriam uma cortesia da Motorola. Fazer o quê né? Autorizei o conserto e aguardei mais umas 2 semanas.

O relógio chegou com o Android 5.1 instalado. Conectei o relógio ao meu celular e utilizei normalmente por 1 dia, até que apareceu uma notificação de atualização de versão para o Android 6. Fiz a atualização e utilizei o relógio por algumas horas até coloca-lo no dock para carregar a bateria. Segui a dica de usuários da comunidade do Moto 360 no Google+ para colocar no modo teatro a fim de evitar o burn da tela durante o carregamento. Para quem não sabe, quando o relógio está carregando ele fica como um relógio digital e e em volta do horário, um círculo indicando o nível de bateria (vide foto abaixo). Muita gente reclama que depois de um tempo, esse círculo fica marcado para sempre na tela. Comigo, pelo menos, nunca aconteceu.

Moto 360

No dia seguinte, ao retirar o relógio do carregador o mesmo não ligava. Tentei durante toda a manhã liga-lo mas sem sucesso. E ainda por cima notei que ele estava com uma temperatura elevada. Entrei em contato com a assistência novamente, e como estava no período de garantia, enviei o relógio novamente.

Passados cerca de 10 dias, ele retornou. Na Nota Fiscal, a informação era de que tinham feito uma nova troca de placa por motivo de super aquecimento. Com isso, já era a terceira placa do Moto 360.

O relógio chegou dia 28 de outubro e até o momento está funcionando normalmente. Porém, já aparece a notificação para atualizar o software. Como já tive 2 experiências nada satisfatórias com essa versão, estou um pouco receoso para fazer o update.

Um ponto bom é garantia que ainda tenho, de 90 dias. Se por acaso der problemas novamente, ainda posso enviar de volta para assistência pela 3a vez, e com isso eles são obrigados a enviar um aparelho novo, ou estou enganado? Acho que existe uma lei assim..

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Alex Per

    Caro Leonardo, seria possível enviar-me o nome e o contato da assistência técnica que utilizou para o reparo do smartwatch ? Tentei via Motorola, mas eles informam que não consertam relógios adquiridos fora do Brasil, nem pagando. Grato, Alex

  • Olá Alex, tudo bom?
    Cara. Eu mandei para a assistência da Motorola mesmo no interior de São Paulo. Eu havia procurado outras assistências, mas nenhuma fazia o reparo. Apenas recolhia o aparelho, se estivesse na garantia, e fazia o envio.

  • Alex Per

    Caro Leonardo, grato pela resposta. Pelo visto, via Motorola não vai rolar de forma fácil. Vou tentar outras opções. Valeu, Bom ano novo.