Abril Blogs, o assunto da semana (passada)

Esse foi um assunto que rendeu pra caramba na última semana. Pra quem não está antenado e não sabe do que estou falando (o que acho que seriam bem poucas pessoas, ou particularmente pessoas fora da blogosfera brasileira), rolou essa semana um “convite” da Abril – sim, o Grupo Abril – para alguns blogueiros bem famosos e influentes fazerem parte do Abril Blogs.

O convite seria para um grupo VIP do Abril Blogs, onde os blogueiros selecionados teriam acesso à informações em primeira mão e seriam convidados a participarem de workshops e eventos do Grupo Abril.

Até aí não se parece nada de tão estrondoso, não é mesmo?

Pois bem, até agora não parecia mesmo!

Pensem bem, vamos então falar no que seria necessário fazer para fazer parte do tão seleto clube:

Primeiramente, os blogueiros deveriam criar seus “diários virtuais” (por incrível que pareça, é assim que ela se refere aos blogs. Duvida? Leia os termos de uso) no Abril Blogs e abrir mão do atual endereço do blog. O novo endereço ficaria algo do tipo http://blogs.abril.com.br/nomedoblog;

Abrir mão da publicidade atual do blog (banners publicitários, anúncios Google, submarino, etc.), o que praticamente é a principal ou segunda fonte de renda da maioria dos blogueiros (meu sonho). O mais interessante é que no termo de uso do Abril Blogs, ela menciona isso, mas logo abaixo diz ela mesmo poderá usar o espaço do blog para anúncios publitários ou banners. Ou seja, você não pode anunciar nada, mas ela pode usar o seu espaço para ganhar dinheiro. Que gracinha isso..

E por falar em gracinha..

Os blogs perderiam a sua identidade visual, e seriam obrigados a usarem templates disponibilizados previamente – cada um pior que o outro, diga-se de passagem. Além é claro de não se poder editá-los, adicionar plugins ou widgets.

Dê uma olhada nos blogs lá hospedados e confirme.

Como uma empresa pode fazer pouco caso dessa forma com blogs respeitados e bastante conhecidos?

É por esses e outros motivos que esse virou o assunto da semana passada. Blogueiros famosos desceram o porrete no grupo, outros mesmo não gostando do convite acharam melhor não se pronunciar, e outros como forma de devolver a piada, criaram blogs usando seus nomes afim de gerar repercussão e boas risadas.

Daí você me pergunta quem são esses a quem me referi, desde os convidados a quem criou blogs lá, não é mesmo? Dê uma olhada pela blogosfera e pelo twitter que irão achar. Preferi não citar nomes.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Palhaçada é pouco, mas o blog cor de rosa do House ficou SHOW hauhuah

  • Nossa!
    Q lixo . . .
    Isso e ate um insulto aos blogueiros, . . .

    A Abril deveria era acabar logo com isso..

  • Como você é pessimista, eu mesmo já criei meu bloguxo lá.

  • ki é ixxu amigux.. não seja preconceituoso com os mixugos… (risos)..

    Hilário. Simplesmente hilário o que a Abril Blogs fez. É simplesmente uma falta de respeito; um tapa na cara; um VIRA HOMEM seu vagabundo; e mais outras ofensas que possa se imaginar…Fiz meu protesto, você fez o seu, tomara que muitos outros também façam…

    Foi mais hilário ainda a Aline da abril blogs tentando se explicar nos comentários do blog contraditorum.

    Enfim.. abraços e boa sorte

  • Na verdade gente, a abril tem uma ligação bacana com a folha de são paulo, aí combinaram de criar uma comu de blogs e trazer o conteúdo de primeira que fazemos pra eles.. tudo numa boa.

  • Ju

    É cada uma que a gente vê… senti vergonha alheia agora pelo pessoal da abril! Abraços!!

  • Blogueiro

    Sinceramente acho que o que está reinando é a inveja de quem não foi convidado!!!

    É uma oportunidade ótima e muito BONS blogueiros estão migrando para lá.

    Eu acredito muito nesse projeto e acho que uma empresa com o tamanho da Abril tem tudo para que faça seu projeto dar certo.

    Acho que pior do que quem critica, são os “Marias vai com as outras”, que mesmo sem ao menos saber do projeto está criticando no embalo dos outros.

    E tenho dito!

  • Certamente blogueiro não identificado.
    Estou com tanta inveja que não aguentei e mandei vários e-mails pedindo um convite por pieadade.
    Estou aguargando anciosamente pelo convite!

    O que eu quis dizer com o post não foi jogando pedra ou menosprezando o Abril, até porque é uma empresa que merece todo o respeito, apenas disse que sua estratégia inicial não foi boa.

    Se há ou não blogueiros migrando, isso não influencia minha opnião sobre o que foi dito inicialmente por parte da empresa. Cada um é dono do seu nariz, e se escolheu migrar foi porque achou que seria melhor. Não os julgo por isso.

    E do projeto o pouco que sei foi o e-mail apresentado por alguns blogueiros que receberam convites. Mas foi o suficiente para já construir minha idéia.

    E críticas são sempre bem vindas, pelo menos pra mim. Vocês (se é que você faz parte do grupo Abril, com esse texto totalmente sem concordância) deviam usá-las para melhorar o projeto.

  • Ah! Sr. Blogueiro,

    Caso queira entrar em contato para me apresentar as idéias que, como você disse, eu desconheço, terei prazer em recebê-las.

    Assim saberei se todas as críticas (e algumas pedradas) de vários blogueiros surgiram efeito.

  • Esse blogueiro se não for parte da coisa, é parente de quem faz parte ^_^