Dicas para acelerar o seu Mac OS X Yosemite significativamente!

Quem usava as versões anteriores do Mac OS X e realizou a atualização para Yosemite deve ter percebido logo nas primeiras horas de uso que ele infelizmente possui um atraso significativo na sua interface de usuário (UI), especialmente durante a transição entre aplicativos e do Mission Control.

Inicialmente achei que fosse devido a “lixo” proveniente da atualização. Cheguei a realizar diversas vezes uma limpeza de cache, reparo de permissões e de nada adiantava. Pesquisando no Google encontrei algumas sugestões para aumentar o contraste e reduzir a transparência – opções estas localizadas em Preferências do Sistema > Acessibilidade> Display -, mas também não fiquei satisfeito com o resultado.

Certo tempo depois encontrei um artigo interessante, de um usuário que também se sentia incomodado com essa lentidão no ambiente gráfico do sistema operacional. Eu segui algumas recomendações e obtive uma certa melhoria. Alguns ajustes são básicos, para outros você necessitará de um software chamado OnyX, que é gratuito e permite ajustes secretos no OS X.

Vamos aos ajustes..

Aumente a sua velocidade de repetição do teclado, para dar um impulso enquanto você digita ou usa as setas do teclado para navegação.

Acesse as Preferências do Sistema, clique em Teclado e aumente a repetição de tecla até o valor máximo:

teclado

Caso prefira também, pode reduzir o tempo no atraso da repetição. Esse ajuste fica ao gosto de cada usuário. No meu caso eu reduzi, mas não ao máximo.

Configurações escondidas

Para as alterações a seguir, você irá precisar do OnyX. Faça download pelo link acima.

Para começar, clique no botão Parameters e, na aba General desmarque as 2 primeiras opções (Show graphic effect when opening window e Show the rubber-band scrolling). Ainda nesta aba, defina a opção Speed of display of sheets para o valor Very Fast.

OnyX

Feito isso, clique na aba Finder, e desmarque as opções Use window zooming e Animate Info Window.

OnyXNa aba Dock, altere a opção Minimize using para Scale Effect.

OnyX

Para finalizar, agora na aba Mission Control desmarque a opção Turn on graphic effect. Caso prefira, você também pode desmarcar a opção Turn on Dashboard and its widget caso você não use a dashboard com frequência.

OnyX

Com essas alterações você já deve notar um ganho de velocidade logo de imediato em seu Mac. Se não, sugiro que reinicie seu sistema e aproveite o aumento de produtividade!

Obs.: O OnyX possui diversas outras opções para otimizar o seu Mac, mas a menos que você saiba realmente o que está fazendo eu não recomendaria fazer alterações. Não me responsabilizo por quaisquer danos que venham a ser causados.

 

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.