Agora é sério: Xenon Legalizado

Você sabia que Xenon não é proibido?

A matéria exibida pela Globo a respeito do Xenon foi uma matéria comprada e causando muita confusão, tanto para quem já tem o Kit Xenon instalado ou para quem ainda pensa em colocar um.

Há uma carta do diretor do Denatran afirmando que Xenon não é proibido!

Para regularizar o seu kit de conversão xenon e evitar multas, você precisa apenas de um CSV – Certificado de Segurança Veicular. Para quem já passou pelo processo de regularizar carros com molas esportivas, o processo é basicamente o mesmo.

Xenon Legalizado

Como proceder?

1. O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)/DETRAN para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação;

2. A troca poderá ser feita na oficina de preferência. Não precisa ser realizada em oficinas credenciadas.

3. O carro deverá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular – CSV (encontre o mais proximo em http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp);

Atenção: Deve-se ter em mãos a nota fiscal de compra do Kit Xenon!

4. Com o documento (emitido pelo órgão de fiscalização), basta voltar ao CRVA/DETRAN para regularizar o veículo, que pode ser liberada até 30 dias.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Marcelo

    Cara otma noticia vlw
    ^^

  • Rafael

    Não tenho a nota, ja tenho o xenon a 2 anos e perdi a nota. a officina que comprei fechou, o que devo fazer???

  • http://www.umtudo.com Leonardo

    Sei que isso não é correto, mas tente “comprar” uma nota em alguma oficina ou loja que revenda ou instale o kit. No caso da regularização do kit xenon é mais fácil pois o Detran não exige que seja oficina credenciada, ao contrário do que acontece na regularização das molas esportivas.

  • jorge

    show

  • Wanderson Martins

    Boa noite Léo, gostaria de acrescentar mais algumas informações a respeito do assunto.
    Trabalho em uma O.I.(Organismo de Inspeção) e fazemos a vistoria para a devida liberação do CSV(Certificado de Segurança Veicular). Porém, quando for instalar o Kit Xenon, seguir os procedimentos que vos fala “e ainda”, primordialmente, colocar dois esguichos* para limpeza dos faróis. Quanto o ajuste de posição, usa-se a regulagem própria de fábrica.

    Satisfação

  • maxwell

    mas e no caso de uma moto??
    Qual o procedimento correto ja que não tem como colocar um esguicho, porque ai em vez de molhar so o farol tb iria molhar o piloto da moto???

  • João B.

    Esse esguicho de agua é a maior babosera que eu já ouvir falar para os carros no Brasil, pois já morei na Europa e possuia uma BMW em que possuia Xenon de fabrica e lá é obrigatorio pois quando neva, o farol fica cheio de borra e o esguicho é usado para tirar a neve do farol. Agora eu pergunto a voces, a maior parte do Brasil neva a maior parte do ano? E as motos nem uma possui esse sitema mas vem com xenon. Esse país tem muito que evoluir, pois ainda temos que usar lampião na frente de nossos carros e ter que rodar em estradas super “iluminadas”.

  • http://nãopossuo Diego

    Mas afnal de contas, molas esportivas estão ou não liberadas???

    • http://www.umtudo.com Leonardo

      Estão sim Diego, desde que você faça o processo de regualização que é bem parecido com a legalização do xenon.

  • andré bernardo

    boa dia!! no caso no farol de milha tb presiza desse esguicho? e sabem o valor certo pra legaliza? e no farol lampada super branca 100w nao tem nenhum problema? obg!

  • gleidson

    e no caso de colocar xenon somente nos farois de milha, tenho que regularizar também

    abraço

  • Jr

    precisa ter limpador na frente??? ou eh soh chegar!!

  • http://VERDE Elbe Nardelle

    Bons comentários, me ajudou muito a intender um pouco deste mundo tuning, eu estou interessado a instalar os xenon, alguém pode me informar onde posso fazer essa regularização do xenon, em Goiânia tem isso??? e a data desta regularização possui vencimento???

    • http://www.umtudo.com Leonardo

      Cara, acho que aqui em Goiânia ainda não estão regularizando xenon, tanto que tomei uma multa esses dias.
      Se conseguir regularizar, por favor me avise.

      []’s

  • Thauan

    Aqui no meu estado Rondonia esta legalizado tmbm????queria colocar na minha moto
    posso???????

    • http://www.umtudo.com Leonardo

      Pra saber você deve consultar o Detran da sua cidade.
      Pela lei, deve ser regularizando em todo o país. Mas assim como aqui em Goiânia, Detrans de várias cidades não estão nem aí pra lei e insistem em não regularizar.

  • Danylo

    moss legal essa ideia de xenom legalizado..agora sim !!!
    hehehe

  • Wanderson Vieira

    Olá! Gostaria de avisar uma coisa ao pessoal. Segundo a resolução 227 cita vários automóveis, mais não cita moto/motocicleta e nenhum tipo de veículo sobre duas roda…Ou seja está lei do xenon serve tb para moto? E apartir de quantos (k) precisa do CSV ?:

  • Luís Carlos

    Em se tratando do nosso país, creio que essa história de proibir uma iluminação superior às originais em mais de 3x e com menor consumo de energia, obviamente menos calor, no caso o Xenon, não passa de mais uma dessas descuilpas esfarrapadas para cobrar do cidadão por serviços criados para ser cabide de emprego de apradrinhados.
    Temos como exemplo a questão das vistorias dos veículos equipados com GNV. Pergunto: Por que não se faz a vistoria nos sistemas de alimentação a gasolina e/ou álcool vez que os riscos de incêndio são semelhantes? Ora bolas, me façam uma garapa.

  • Arisio

    28/04/2010
    liguei pro detran de GOIANIA
    e segundo informaçoes, aqui esta PROIBIDO
    o uso de farois de Xenon, infelizmente.

    • http://www.umtudo.com Leonardo

      Detran de Goiânia é uma piada.
      A lei aqui é SEMPRE diferente de todos os outros lugares.

  • GUTEMBERG

    ESTALEI O KIT XENON NO MEU CARRO MAS Ñ TENHO CERTIFICADO SE EU FOR PARADO O QUE FAZER?

  • Iury

    Gostaria de saber se tem algum custo para legalizar o Xenon no detran, e se tem qual o valor. Valeuuuu

  • Eric L. Marignone

    Gostaria muito de instalar xenon em meu carro. Já fiz uma pesquisa na net e vi um site de importação de produtos de nome ALIBABA, vi xenons de bulbo escondido e não entendi como isso funciona, se é proibido, se é de qualidade inferior, mas o que me atraiu foi o fato de ver uma opção de cores para xenon como uma certa xenon de cor dourada que emite uma iluminação para um amarelo mais acentuado do que o farol normal.

    Outro assunto. Concordo que farois de carros e cia não atrapalhem uns aos outros nas estradas ou avenidas, pois sempre estou viajando e sinto na péle ou melhor, nas vistas a grande ignorancia desnecessária de pessoas que simplesmente querem exibir seu luxo para os outros ou é cego e precisa de um refletor para enchergar bem! Tem caminhoneiros que precisam de “trinta” faróis no seu caminhão e liga os trinta, parece que a estrada é só dele, e os ceguetas nos carros que andam com seu possante faról alto e queima as retinas, a iris, a vista e a paciência do outros. Poderia-se multar esses tais. Obrigado pela atenção!

  • Renan

    Bom dia, eu trabalho num escritório de despachante e quase toda semana to indo p inmetro com um carro, o inmetro daqui (RS), legaliza altura, xenon e rodas, a altura não pode esta a baixo de 50 cm da base do faról até o chão, xenon tem q ter lampadas de 6 ou 8k, e só na luz baixa, e não pode ter xenon nos cibies, e rodas tem q ter o mesmo diâmetro das originais. Abraço

  • callagham

    blza,a policia me para ,multa mas pode rebocar meu carro se eu trocar as lampadas no local??????????????????????????????

  • Rudinei

    Gostaria de saber como legalizo farol xenon em uma moto, o inmetro me informou que legaliza mas o detran do RS não me dá a autorização, como proceder?

  • Vandii

    Alguem sabe quais os valores cobrados para a emissão do CSV em Santa Catarina?

  • douglas nazario

    Ola amigo boa tarde .Pois o mesmo tenho um kit xenon com lampadas 6k no meo carro e quero legalizar oque devo fazer.Abraço.criciuma sc

  • tiago

    oi gostaria de saber se da pra legalisar o kit xenon na moto pois tenho um nx4 falcon e gostaria de colocar o xenon como devo fazer?

  • Max

    Mas no mercado já tem um Xenon com uma Lâmpada junto que dá o tom amarelo, ou seja, se tiver que passar por barreiras você aplica o farol alto e acende a lâmpada amarela.

  • Gustavo

    Oi, pessoal espero ajudar com uma informação ao pessoal que comprou algum equipamento e perdeu a nota, vc pode ir a uma agencia da secretaria da fazenda, ou receita federal e solicitar uma nota avulsa, é o que recomendo a alguns clientes que tem o som do carro apreedido pela policia e não tem mais a nota, não me recordo se paga alguma taxa, mas sei que não pode ser cobrado mais nenhum imposto sobre a nota pois devido ao principio da bi-tributação uma vez que o devido imposto já deve ter sido recolhido no ato da compra do equipamento, bom é isso espero ter ajudado e nada de comprar nota fiscal isso é crime!!

  • ivonaldo

    eu acho besteira proibir o xonon acho que precisa é de pessoas experientes no volante ha muitos inesperientes com habilitaçao comprada….valeu;;;;;

  • Rodrigo

    Existe comentários novos que o Xenon atualmente está em definitivo proibido e que não mais são feitas as regularizações nos órgãos competentes.
    Você sabe de algo sobre o assunto ?