Algumas Informações Sobre Internet

Tendo visto muitos problemas com conexões nos últimos meses – principalmente com Virtua e ADSL BrasilTelecom, decidi postar aqui um material explicando o que ocorre e algumas sugestões para burlar isso. Talvez o que se descreve abaixo ocorra em outras operadoras de telefonia também, tudo depende da tecnologia implantada na sua central de ADSL.

1. Velocidade de conexão

Muita gente pode achar estranho, mas alguns não entendem por que eles tem uma ADSL de 400Kbps em casa, e só baixam a 42 KBps no máximo. Isso se dá por causa das unidades. Você contrata a ADSL em kilobits por segundo (Kbps, com o “b” minúsculo). Cada 8 bits equivalem a 1 byte, que é a velocidade que aparece em seu navegador/programa de download, que é e KiloBytes por segundo (KBps, com o “b” maiúsculo).

Uma conexão de 400Kbps, poderá fazer downloads de até 50 KBps (repare sempre no “b”).

Atenção: o limite máximo é de 50 KBps na teoria, mas na prática é menos. Considere pelo menos 8 KBps para essa diferença.

2. P2P lento, HTTP normal

Isso ocorre muito com usuários da nova ADSL2+ da Brasil Telecom e também do Mega Flash da Virtua. Existem vários fatores que podem influenciar essa baixa de velocidade nos downloads P2P.

2.1. Traffic Shapping

Existe uma briga bem grande entre usuários e operadoras quando ao Traffic Shapping. O Traffic Shapping é uma tática das operadoras para diminuir a gama de utilização dos serviços P2P. As operadoras filtram o conteúdo enviado e recebido por você, e caso isso seja constatado P2P, o sistema limita sua velocidade para aquele conteúdo.

Detalhe: conexões HTTP continuam funcionando normalmente, pois não são filtradas pelas operadoras.

2.2. Banda dos Usuários

Algumas operadoras de ADSL que não se importam com o usuário (lê-se BrasilTelecom), utilizam uma parte da banda de cada usuário para utilização própria. Sim, para uso próprio. Aí você liga reclamando eles para de usar a sua conexão, e procuram a conexão de outra pessoa.

Detalhe: quanto menos você usa sua internet e liga reclamando, maior a chance deles utilizarem sua conexão.

2.3. Falta de fontes

Algumas vezes isso acontece. Seu torrent/link ed2k não tem fontes suficientes para suprir a demanda.

Exemplo: um torrent com 5 seeds, cada qual com 20KBps de upload. Você não irá passar dos 100KBps de download, mesmo possuindo uma conexão de 8 Mbps, as fontes não conseguem suportar sua conexão.

2.4 Número de conexões

No P2P, um recurso muito utilizado é a comunicação entre dois clientes de P2P sem transferência dos dados de determinado download. Isso ocorre pois o protocolo utilizado é o UDP (na sua maioria), onde a origem manda um pacote e não interessa se chegou ou não, mas ela mandou. Quem deve se preocupar é o destino. Caso o pacote não tenha chegado ao destino, o destino deve pedir ele novamente. Isso gera uma banda não aproveitável para o download.

Utilizar muitas fontes para um mesmo download (por exemplo 50) pode aumentar ainda mais essa banda não utilizada, pois são enviados mais pacotes não aproveitáveis do que se você estivesse utilizando apenas uma fonte.

3. Quedas de conexão

Exclusivamente para usuários Brasil Telecom. Dependendo da região, o sinal da ADSL cai durante certo período. Eu consegui encontrar somente de SC, que são das 2h ? s 4h.

Essa queda ocorre por que eles efetuam, regularmente, manutenção (mas que manutenção é essa? Nem eles sabem dizer, mas o sinal cai) nas linhas durante esse horário. O pior, não avisam os usuários.

Detalhe: já tenho um processo movido contra a Brasil Telecom quanto a isso, mas ainda não saiu do lugar.

4. Problemas com Torrent

A maioria dos problemas com o torrent é a velocidade. É importante verificar os passos anteriores para ver se você não se encaixa em uma delas.

Atenção: procure configurar corretamente seu cliente de torrent e seu modem para uma melhor performance.

5. eMule não baixa nada, uTorrent baixa tudo

Caso o problema não seja nenhum dos anteriores, existem dois fatores do eMule baixar em uma velocidade baixa:

Sua ID. Caso a ID seja alta, você tem mais chances de se conectar a bons seeds. Caso sua ID seja baixa, alguns seeds podem ser excluídos da sua lista, pois eles podem aceitar somente conexões com ID alta.

Créditos. Lembre-se, quanto menos créditos você tem, mais difícel é conseguir um bom seed. Meu eMule tem pra lá de 50 mil créditos (consegui isso sozinho) e consigo downloads melhores que pessoas com menos créditos, tendo em vista que as outras opções estão totalmente iguais.

6. Encriptação

Uma solução que muitos fãs do P2P estão utilizando são as conexões encriptadas. Muitos clientes e protocolos oferecem isso, inclusive o torrent. Dê uma pesquisada caso queira ativar.

A encriptação dos dados ocorre para tentar burlar o Traffic Shapping. Isso pode proporcionar um aumento da velocidade, mas dependendo do processamento do seu computador, a velocidade que você conseguirá atingir não será muito maior. E ainda, seu computador pode ficar demasiadamente lento, devido ao alto fluxo de dados.

7. Conclusão

Caso você possua uma alguma conexão com esse tipo de problema, sugiro:

– Tente negociar alguma coisa com os técnicos das operadoras (aqueles que vão na sua casa). Geralmente eles conseguem fazer alguma gambiarra que te ajude um pouco.
– Procure conexões de velocidade inferior sem bloqueio (Virtua até 512Kbps e Brasil Telecom até Turbo Games 1000), nada de novas tecnologias.
– Um método bastante utilizado é a ameaça de corte. Já vi várias pessoas terem seus problemas solucionados só depois de ameaçarem ir para a concorrente.
– Nunca use palavras grosseiras com os atendentes, eles não sabem muito a respeito de coisas técnicas, só uma apanhado geral sobre tudo.
– Por fim, a Justiça Federal é lenta, mas funcional.

* Colaboração: Madefh – Suporte Técnico @ CPturbo.org

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Oto

    Aê Leo, visual novo no UmTudo?! Ficou muito bom! Aspecto bem profissional! Parabéns! Muito boa as dicas dadas! Teh!