Alguns comandos úteis para o Terminal no Mac OS X

Muitos usuários de Mac fazem pouco uso do aplicativo Terminal encontrado na pasta /Aplicativos/Utilitários, talvez por não achar necessário ou mesmo não conhecer a utilidade dessa ferramenta oriunda do ambiente UNIX. Através do Terminal podemos executar uma infinidade de tarefas, das mais simples às mais complexas, criar scripts e muito mais.

Confira alguns comandos simples que podem facilitar sua vida:

1. Utilize o comando uptime para saber o tempo que seu computador está ligado:

2. Obtenha informações sobre domínios da internet com o comando Whois:

Com isso, você economiza tempo que levaria para visitar sites de registros para descobrir se um determinado domínio está registrado ou não. Note que serão exibidas informações completas sobre o domínio, incluindo quem e quando registrou, entidade responsável e etc. Acho até meio perigoso o uso desse comando.

3. Exibir arquivos e pastas ocultas no Finder

Esse comando já é um pouco mais complexo, e deve ser executado em 2 etapas. Inicialmente digite (ou cole) o comando abaixo:

defaults write com.apple.finder AppleShowAllFiles TRUE;

Em seguida você precisará reiniciar o Finder, reiniciando seu Mac ou simplesmente utilizando o comando a seguir:

killall -HUP Finder

Para ocultar novamente, substitua TRUE por FALSE no final do comando, não esquecendo do ponto-e-vírgula.

4. Ativar a opção “Encerrar o Finder” como um item de menu

É raro acontecer, mas as vezes se faz necessário encerrar o Finder quando ocorre algum travamento ou você precise reiniciá-lo como no item anterior. Para facilitar essa tarefa, podemos ativar uma opção para encerrar o Finder no Menu, assim como mostra a imagem abaixo.

Para isso, basta executar o comando:

defaults write com.apple.finder QuitMenuItem 1

Para remover este item, substitua 1 por 0 no final do comando.

5. Mostrar o caminho das pastas no topo da janela do Finder.

Por padrão, se quisermos saber o caminho ou localização de uma pasta qualquer no Finder devemos clicar com botão direito sobre a mesma, e depois clicar em Obter Informações. Mas isso pode ser simplesmente resumido, tornando visível o caminho da pasta no topo da janela do Finder. Para isso, basta executar o comando:

defaults write com.Apple.finder _FXShowPosixPathInTitle -bool YES

Para retornar como estava anteriormente, substitua YES por NO no final do comando.

Estes foram alguns comandos básicos para otimizar suas tarefas diárias, ou simplesmente facilitar seu uso do sistema operacional da Apple. Sugiro que vocês pesquisem e aprendam mais sobre essa importante ferramenta.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.