Alternativas ao VLC no Mac

VLC

Não é novidade pra ninguém que um dos melhores players multimídia para o Mac OS X, que consegue rodar todos os tipos de arquivos de áudio e vídeo (inclusive legendas), está passando por dificuldades devido à falta de desenvolvedores voluntários de software livre para Mac, e pode estar com seus dias contados. A Comunidade oficial do VLC (VideoLan Client) fez um anúncio oficial dizendo que pode-se já nem ser lançada uma nova versão – atualmente 1.0.3.

O problema parece estar em encontrar programadores especializados no desenvolvimento de interfaces gráficas no Mac, correspondente a apenas 1% do código do software, já que o restante, inclusive o código principal, é feito em linguagem C. Uma alternativa poderia ser reescrever o VLC usando a biblioteca Qt, mas isso não está agradando muito a equipe de desenvolvimento que reclama do valor arrecadado anualmente através de doações – dinheiro esse usado para manter servidores e arcar com despesas de reuniões da equipe.

Pelo jeito o projeto deve mesmo ser paralizado, então é hora de procurar e indicar-mos alteranativas a esse player. Mesmo não havendo ainda alguma tão boa ou completa como o VLC, temos hoje alguns softwares que podem ser utilizados no seu lugar.

Dentre eles podemos indicar:

oMPlayerOSX Extended (famoso no Linux e portado para o Mac OS X)
FFmpegX
3ivX
Flip4Mac
Perian (o qual estou usando atualmente em conjunto com o QuickTime)

Conhece mais algum que pode ser adicionado a essa lista?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.