Alternativas viáveis ao MobileMe

Antes de mais nada, o MobileMe oferece Push, um protocolo na internet onde um servidor envia dados por conta própria, sem interferência do usuário, e os serviços apresentados a seguir não tem essa função. Mas cumprem bem o papel de manter tudo sincronizado.

Mail

Acho que sobre esse não precisa falar muito. O uso de qualquer seviço (Gmail, Yahoo, Hotmail) já substitui o e-mail me.com. Mas vamos focar no Gmail – o qual uso – e nos aplicativos e combinações que podem ser usados com ele.

O Mail é um cliente de e-mail da própria Apple que vem com todos os Macs.

O Mailplane funciona como se fosse um browser específico do Gmail.

Google Notifiers é aplicativo que fica alojado na toolbar, e que de minuto a minuto checa sua caixa de entrada para verificar se não tem e-mails novos. Ao receber uma nova mensagem nova, ele mostra uma mensagem estilo Growl na parte superior da tela, e para ler a mensagem basta um clique na janelinha.

Calendar

Para esta função, eu utilizo o iCal, que já vem com todos os Macs e tem interface básica, mas funcional. O ponto negativo é que, para fazer o sincronismo automático, você deve estar com o iCal aberto.

Outra opção (paga) é o Spanning Sync, onde você sincroniza qualquer mudança feita no iCal com o Google Calendar.

Contacts

Eu particularmente não utilizo muito esta função, portanto não irei descrever muito, porém não posso deixar de citá-lo. Há alguns tutoriais na Internet sobre sincronia do Gmail com o Adress Book, em inglês, basta clicar aqui ou aqui.

Fotos

Para esta função, as alternativas são bem conhecidas. Mas para deixar alguns exemplos, pode-se usar o Orkut, Piccasa ou o Flickr.

iDisk

Uma alteranatica ao iDisk que eu uso, e inclusive já o apresentei por aqui é o DropBox.

Tudo bem que ele só tenha 10% da capacidade de armazenamento do MobileMe, mas tem funções bem legais. Para ler mais sobre o DropBox, leia meu artigo sobre ele.

Depois de tudo aprensentado respondam: Será que vale a pena economizar $99 ?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Valeu! sei q a piada é velha, mas meu blog eh basicamente um celeiro de piadas velhas, mas que ainda nos fazem rir!!
    Obrigado pela visita, hehehe

  • Obg pela visita no blog, sim ele ganhou a promoçao e ficou bem feliz.

    volte sempre.