Anatel Pode Obrigar Operadoras a Venderem Celulares Desbloqueados

 A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, está estudando medidas para obrigar todas as operadoras de celular que atuam no Brasil a venderem todos os aparelhos celulares anunciados já desbloqueados. Apesar de já ter uma lei que obriga a operadora a desbloquear o aparelho do cliente, isso nem sempre é cumprida, uma vez que as operadoras se aproveitam de uma brecha na legislação para que o aparelho não seja desbloqueado antes do término do seu contrato de fidelização.

Se essa regra for aprovada, as operadoras serão obrigadas a desbloquear os aparelhos de graça no momento em que o cliente, ou consumidor, solicitar, independente de ter ou não um contrato de fidelidade. Isso já é praticado pela Oi, que já vende seus aparelhos desbloqueados, independendo do plano pré ou pós-pago contratato pelo cliente.

A TIM anunciou a poucos dias que a partir de fevereiro também passará a comercializar os aparelhos desbloqueados (com exceção do iPhone, alegando que o contrato com a Apple não permite o desbloqueio). Estranho isso, já que a Oi vende esses aparelhos desbloqueados e a Vivo faz o desbloqueio caso o cliente solicite..

É aguardar pra ver..

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.