Android 2.2 vem aí. Mas o que há de novo?

Durante a 7ª edição do Google I/O, a Google apresentou ao público a versão 2.2 do Android (codinome Froyo)  seu sistema operacional para celulares e smartphones, que deve ser até 450% mais rápido que o Android 2.1 – atualmente a versão mais recente do sistema.

Com o Android 2.2 uma grande quantidade de melhorias e novidades devem chegar. Veja o que há de novidade (até o momento) para essa plataforma.

1. Desempenho/Velocidade: Com o novo compilador Dalvik JIT do Android 2.2, teremos quma uma grande melhora em termos de desempenho do processador que pode variar de 2 a 5 vezes em comparação ao Android 2.1 (com base em vários testes de benchmarks diferentes).

2. Novas APIs e Serviços: A nova API para backup de dados, permite que aplicativos agora possam participar do backup e restauração, permitindo que os últimos dados de um aplicativo, possam ser restaurados em uma nova instalação ou em um novo dispositivo. Os aplicativos podem utilizar o Android Cloud, dispositivo de mensagens para habilitar alertas móveis, enviar para o telefone, e sincronização push de mão dupla. Agora o melhor de tudo é que finalmente os desenvolvedores poderão escolher se sua aplicação deve ser instalada na memória interna do telefone ou no próprio cartão SD. também há a opção de deixar o sistema automaticamente determinar o local de instalação do aplicativo.

Flash no Android

3. Browser mais poderoso: O navegador padrão do Android 2.2 será suporte total a Adobe Flash e Adobe Air. Além disso, seu novo motor JavaScript V8 (o nome é esse mesmo!) trará uma melhoria de 2 a 3x no desempenho do JavaScript comparado a versão 2.1.

4. Novidades no Android Market: A Android Market passará a exibir relatório de erros e bugs, o que dará aos desenvolvedores acesso as falhas e congelamentos relatados pelos usuários. Os desenvolvedores serão capazes de acessar estes relatórios através de sua conta no site do Android Market.

Fora essas teremos ainda: USB tethering (compartilhamento de conexão à Internet), criação de um hotspot portátil, melhoria na câmera, possibilidade de atualização automática de aplicativos, possibilidade de escolha do local de instalação dos aplicativos (armazenamento externo), YouTube HQ, tradução incorporada e melhoria no sistema de busca.

usb tethering android

Além disso ainda teremos novas funcionalidades para quem usa o Microsoft Exchange, como o auto discover de contas e sincronização de calendários. APIs para gerenciamento de políticas de dispositivo, que permitirão aos desenvolvedores escreverem aplicativos que possam controlar os recursos de segurança do dispositivo, tais como apagamento remoto (remote wipe – ou seja, você poderá apagar os dados do seu aparelho remotamente em caso de perda ou roubo), tamanho de senha, bloqueio temporário de tela, etc.

Por enquanto o Android 2.2 está disponível para download apenas para desenvolvedores. Para ler uma lista completa com tudo o que deve ser adicionado ou melhorado no Android 2.2, clique aqui.

[fonte]

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.