Acelere as animações no Android e deixar o celular mais rápido!

Pouca gente sabe, mas é possível deixar o seu smartphone ou tablet Android mais rápido reduzindo a duração das animações de transições de tela. Isso independente do seu aparelho. Eu mesmo, realizei essas alterações em um Nexus 5 e deixei o meu aparelho ainda mais rápido tanto no Android KitKat 4.4.4, como no Lollipop 5.0.2 antes de eu realizar o downgrade (por outros motivos).

Para você realizar essas alterações é preciso habilitar as Opções do desenvolvedor (ou Programador, dependendo do modelo do seu aparelho) no seu Android. Para isso, vá em Configurações > Sobre o telefone e toque repetidas vezes sobre a informação do Número da versão. Uma mensagem será apresentada na tela informando que você agora têm acesso às opções do desenvolvedor.

desenvolvedor

Agora, acesse o menu Opções do desenvolvedor, presente nas opções de configurações do seu Android:

Na tela que será aberta, role a tela até localizar o grupo Desenho (mais ou menos no meio das opções). Neste grupo você irá notar 3 opções referente a Escala de Animação:

desenho

Por padrão, as opções Escala de animação da janela, Escala de animação de transição e Escala de duração do Animador estarão com valor 1x. Clique em cada uma delas e altere o valor para .5x como mostra a imagem:

escanaanimacao

Realizada as 3 alterações você irá notar que as animações do Android ficarão mais aceleradas e, com isso, o sistema ficará mais leve e rápido.

Tem mais dicas como esta? Compartilhe conosco! :D

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.