Os maiores anúncios virais da década

Até 10 anos atrás a palavra “viral” era associada à tosses, espirros, ou qualquer coisa que fosse contagiosa. Mas na última década, a palavra ganhou outro sentido, e viralizar se tornou um termo usado para identificar qualquer tipo de bizarrice que tenha surgido na web e tenha se tornado bem popular. Quem não se lembra o vídeo da música “Pork and Beans” do Weezer mostrando vários deles em um único videoclipe?

Garanto que você se lembra de vários deles, mas se lembra quais os maiores virais da década? Aqueles que de tão bizarros nos renderam boas risadas? Veja um flashback dos principais e inesquecíveis virais dos últimos tempos.

2000

O clipe Whassup da cerveja Budweiser, pela DDB Chicago, que acabou ganhando uma versão nos cinemas em algum dos filmes sequenciais de Todo Mundo em Pânico:

E têm ainda os anúncios da John West Salmon, que mostra um urso lutando kick-boxing (veja aqui). Esses dois apesar de terem aparecido primeiro na TV americana, fizeram muito sucesso na web, se tornando o início do marketing viral.

2001

O anúncio de lingerie com Kylie Minogue, Agent Provocateur é proibido de ser veiculado na TV, ajudando a se tornar popular e fazer sucesso na web.  Na boa que não vi nada demais nesse comercial..

E temos ainda uma série de filmes curtos da BMW com a participação de John Woo, David Finder e Guy Ritchie – veja aqui – que foram vistos por cerca de 11 milhões de pessoas em apenas 4 meses.

2002

O marketing viral luta para pegar com anúncios bizarros do console de videogame Xbox (não é ainda o Xbox 360, ok?) e o exército americano, que ganha um jogo com a finalidade de atrair recrutas – America’s Army.

2003

A marca de camisinha Trojan é eleito o melhor viral do ano por conta da campanha Trojan Games, a Olimpíada do nu, enquanto marcas como Honda lançava paródias na web.

Trojan Games

2004

A Subservient Chicken do Burger King é um marco na história do viral, afastando-os do estilo TV. Até hoje, o homem vestido de galinha que faz tudo que você mandar recebeu mais de 450 milhões de visitas.

Subservient Chicken

2005

O Big Ad, com 1000 homens em robes, dá tão certo que a cervejaria australiana Carlton Draught quase desiste dos comerciais da TV.

2006

O marketing viral se torna popular no ano com alguns vídeos do Will it Blend (aquele cientista louco que coloca tudo o que você menos imagina no liqüidificador), vídeos de experimentos com Coca-Cola e Mentos, Dove Evolution e aquele vídeo do Ronaldinho Gaúcho chutando a bola várias vezes seguidas na trave:

2007

A moda domina o cenário em 2007. Primeiro, graças a 2 moças jovens chamadas Heidi tomando conta do Diesel.com e raptando um rapaz na campanha sexy da Farfar de peças íntimas.

E também a Quicksilver com seu vídeo em que mostra um grupo de crianças jogando dinamites num rio para criar ondas e depois surfá-las – veja.

2008

Quem não se lembra da “promoção” do Burger King no Facebook onde você teria que se livrar de 10 amigos para conseguir um Whopper de graça? Alguns dizem ter sido uma pena o Facebook ter proibido o aplicativo, mas eu acho que isso daria muito mais resultado no Orkut, mas deletando pelo menos 30 amigos.

2009

O governo australiano oferece o melhor emprego do mundo:

Faltou algum na lista? Deixe suas contribuições nos comentários abaixo.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.