Ativando o multisites do WordPress 3.0

Uma das grandes novidades do WordPress 3.0 que deve ser lançado nos próximos dias é a função de multisites, onde você poderá gerenciar inúmeros blogs (desde que estejam em subdomínios – algumacoisa.seublog.com – ou utilizem um diretório diferente – seublog.com/algumacoisa) através de um único painel de controle (vulgo wp-admin). Em versões anteriores já era possível fazer isso, mas através do WordPress MU.

Mesmo sendo uma nova função, esse recurso não estará ativado por padrão. Mas para fazer isso, basta incluir o código abaixo no arquivo wp-config.php que fica no diretório principal do seu blog.

define ('MULTISITE', true);

Depois de ativada, você irá perceber uma opção nova chamada Network (Rede) dentro do menu Tools (Ferramentas), que ao ser acessado pela primeira vez levará o administrador do blog a realizar uma configuração bem simples através de um passo-a-passo.

WordPress 3.0 Network Settings

Para quem quiser dar uma olhada nessa função antes do lançamento, pode conferir este vídeo (em inglês) que o pBlog postou sobre o assunto.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.