Aumentando a performance do Nexus 5

O LG Nexus 5, um dos maiores lançamentos em smartphones dos últimos meses, é um aparelho que estou curtindo muito, depois de 5 anos de uso de várias gerações de iPhones (e inclusive estou devendo um artigo aqui explicando o motivo da mudança e as minhas impressões iniciais). E apesar de já ser muito rápido, graças ao Snapdragon 800, seu processador quad-core Krait 400 que chega aos 2,3 GHz!

nexus 5

Mesmo já sendo bem rápido, ainda é possível otimizar mais ainda sua capacidade de processamento, usando a máquina virtual ART, que em breve substituirá o Dalvik. Vale lembrar que essa função ainda está em fase de testes, e alguns aplicativos podem apresentar problemas. Podem, não quer dizer que irão apresentar problemas ok?

Antes de mais nada, é preciso habilitar as Opções do desenvolvedor no seu Android KitKat. Para isso, vá em Configurações > Sobre o telefone e toque repetidas vezes sobre a informação do Número da versão. Uma mensagem será apresentada na tela informando que você agora têm acesso às opções do desenvolvedor. Use com cuidado ok?

Agora, acesse o menu Opções do desenvolvedor, presente nas opções de configurações do seu Android:

desenvolvedor

Em seguida, clique na opção “Selecionar tempo de execução” e escolha o ART como padrão.

art

Seu aparelho será reiniciado e fará uma pequena atualização em todos seus aplicativos instados para que eles sejam executados pela nova máquina virtual.

Mas o que isso muda?

A principal diferença do ART em relação ao Dalvik é que agora seus aplicativos serão compilados antes de sua execução, o que faz com que seu tempo de inicialização seja reduzido pela metade, reduzindo até mesmo o consumo de bateria uma vez que seu aplicativo não precisará ser compilado enquanto é executado.

Comparação na prática:

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.