Como ativar a verificação em dois passos no Facebook

O Facebook, assim como o Google e o Twitter, também possui ativação em 2 passos para proteger a sua conta (principalmente se você administra fanpages do seu site ou de clintes) chamada “Aprovação de Login”, onde você receberá um código via SMS no número do telefone celular cadastrado ou a partir de aplicativos geradores de códigos como o Google Authenticator que funciona tanto no Android como no iOS.

Para ativar esta ou outras opções de segurança, acesse área de segurança da sua conta onde você encontrará algo parecido com isso:

Segurança no Facebook
Note que no meu caso, grande parte das opções está ativada.

No caso da verificação em dois passos, basta ativar a Aprovação de login. O Facebook solicitará que você confirme o número do celular cadastrado e enviará uma mensagem via SMS contendo um código que deverá ser informado na tela seguinte para concluir a ativação.

O SMS pode demorar um pouco para chegar, por isso recomendo a utilização do aplicativo Google Authenticator (que além do Google, serve para o Facebook e outros serviços). Neste caso você também precisará de um aplicativo que leia QR Codes para fazer a leitura do código na tela pelo seu telefone, e em seguida irá adicionar um código de segurança dentro do App.

De agora em diante, toda vez que houver algum acesso à sua conta a partir de um dispositivo novo, seja ele um navegador web diferente ou app do Facebook ou Messenger no celular/tablet, o Facebook irá solicitar que você informe o código gerado e lhe enviado. O processo parece ser um pouco chato mas não é, e ainda evita você perder a sua conta.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.