Como checar / verificar a saúde do motor do seu carro

Esse é um método antigo porém seguro e muito confiável para saber como anda a saúde do motor do seu carro. Para tanto basta ir até a saida do cano de escape do carro (faça isso quando ele estiver frio para evitar queimaduras) e passar o dedo indicador com uma leve pressão nas paredes internas do cano de escape e em seguida observar a cor da sujeira que ficou no seu dedo:

saude do motor

1 – Se seu dedo não se sujar ou se vier uma leve e seca sujeira cor de terra ou de ferrugem, significa que seu motor está com a combustão perfeita e a compressão está bem vedada, resultado de um bom assentamento das peças, ou resumindo foi bem amaciado.

2 – Se seu dedo se sujar com uma sujeira preta e seca, ja não é mais um bom sinal, ou seja, a combustão está incompleta e comprometida com uma mistura rica em combustivel, e/ou os cilindros do motor ainda não vedaram totalmente a compressão, e um pouco de óleo lubrificante acima do normal também está sendo queimado junto com o combustível.

Possíveis causas podem ser mal amaciamento do motor , o óleo do motor perdeu sua viscosidade e afinou passando pelos anéis de segmento e indo queimar junto ao combustível, resumindo pessoal, infelizmente ja não é mais um bom sinal para a boa saúde do motor. Mas nas melhores das hipóteses pode ser também que você está usando gasolina no seu motor o que causa essa borra devido às nossas péssimas gasolinas serem muito oleosas, tente abastecer o carro com etanol se ele for flex, pode ser que o sistema se limpe com o etanol !!!!

3 – Se o seu dedo se sujar com uma borra preta e oleosa, é melhor ajoelhar e rezar, pois seu motor ja está seriamente comprometido e ja está pedindo uma retífica completa.

As falhas na manutenção preventiva são pagas muito caro com a manutenção corretiva, mas também se não fossem assim, como sobreviveriam nossas oficinas e fábricas de autopeças e de automóveis.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.