Como cortar o seu chip para funcionar no iPhone 5

publicado por Leonardo em Dicas | 19 comentários


Antes mesmo do iPhone 5 ser oficialmente anunciado, o Apple já havia adotado um novo padrão dos chips de operadora chamado nanoSIM, que é menor que os microSIM usados até então no iPhone 4 e 4S.

Quem utilizava qualquer outro modelo de celular com padrão SIM-Card podia até então cortar o seu chip e utiliza-lo nos modelos 4 e 4S do celular da Apple. Eu mesmo já fiz isso muitas vezes, para mim e para amigos. Mas para esse novo padrão nano-SIM, as primeiras instruções contidas em reviews de sites gringos foram de que o processo de cortar o seu chip não deveria ser realizado, pois além de menor (veja abaixo) o novo nanoSIM também é mais fino.

Veja o comparativo das dimensões dos modelos de SIM-Card:

sim cards Como cortar o seu chip para funcionar no iPhone 5

Agora comparados lado a lado:

 Como cortar o seu chip para funcionar no iPhone 5

Voltando ao assunto, o pessoal do iPhoneZen criou um tutorial (ou manual, se preferir) para provar e ensinar a todos que o microSIM, utilizado no nas versões anteriores do iPhone pode ser cortado de maneira que funcione perfeitamente no iPhone 5. Você só vai precisar de alguns materiais como tesoura, caneta, régua e muito cuidado para efetuar o corte. Você pode conferir as instruções através deste documento (em inglês).

Em relação à espessura, a diferença não é tão significante ao ponto de atrapalhar o encaixe no slot ou seu funcionamento. Portanto você não precisa lixar o nanoSIM para que ele sirva, a não ser que sobrem algumas lascas nas pontas.

Essa dica pode ser bastante útil para quem pensa em encomendar um novo aparelho ou está viajando para fora do país e pretende trazer o novo celular da Apple na bagagem.