Como criar uma senha segura

Criar uma senha segura pode ser a sua primeira barreira contra espertinhos (hackers, amigos curiosos, etc.) para proteger suas informações pessoais ou arquivos.

Entretanto, isso não é tão simples como se parece, pois a Internet está gigantesca, e com isso podemos dizer que hackers buscam a cada dia novos métodos para detecção de senhas. Ou seja, mesmo se você possui uma senha que julga bem complexa criada a anos atrás, ela pode não ser mais tão segura quanto você pensa.

common-security-mistakes-password

Para isso, vou enumerar aqui algumas dicas a seguir para identificar o que você pode estar fazendo errado e o que pode ser feito para aumentar seu grau de dificuldade:

Utilize senhas longas, acima de 8 caracteres

Quanto mais longa a senha mais difícil de ser decifrada, acho que todos sabemos isso. Inicialmente pode dar um pouco mais de trabalho para memorizar, mas se torna mais seguro. Uma dica é criar uma frase que faça sentido para você.

Caracteres especiais

Para tornar a sua frase mais complexa insira caracteres especiais (pontos, vírgulas, @, #, $, etc.) e números. A dica aqui é substituir letras por esses caracteres. Exemplo: V1ci0u$.c0m.br.

Letras maiúsculas, ou seja, caixa alta

Se você reparou a dica acima, percebeu que além dos caracteres especiais, iniciamos a sequência com uma letra em caixa alta. A dica é simples: utilize letra maiúscula no início das senhas ou deixe palavras inteiras em caixa alta. Recomendo no início para ficar mais fácil de se lembrar, mas você pode usar em qualquer lugar.

Jamais anote sua senha

Nunca anote sua senha em papel, debaixo no teclado, etc. Se esquecer for seu problema, repita a leitura das dicas anteriores onde recomendo usar palavras ou frases que façam sentido a você.

Não repita as mesmas senhas

Hoje em dia é bem difícil encontrar alguém que não faça uso de diversos serviços online, e temos a mania de utilizar a mesma senha para todos. Isso é bem perigoso. Uma dica para evitar a repetição e, ao mesmo tempo você não esquecer é inverter os caracteres utilizados para cada site. Exemplo: v1C!0u$.cOm.br – utilizamos a mesma senha sugerida anteriormente porém com outros caracteres.

Altere suas senhas com frequência

O período para gerar novas senhas fica a critério de cada um, mas é recomendado fazer isso diversas vezes ao ano. Com isso você diminui muito as chances de ser hackeado. Estabeleça algumas datas para trocar a senha, e lembre-se de fazer em todos os outros também.

Gerador de senhas

Caso você esteja sem ideias para criação de senhas? Utilize o random.org para criar senhas complexas:

random.org

O ponto negativo de usar serviços como esse é que as senhas se tornam mais difíceis até de serem memorizadas.

Verificação em dois passos

Assim como banklines, hoje em dia alguns sites como Google e serviços como Dropbox utilizam sistemas ou aplicativos que lhe fornecem um código via SMS ou aplicativo instalado em seu smartphone para você informar durante o login. Esses códigos geralmente são válidos apenas por um curto período de tempo tornando o acesso aos sites bastante seguro.

Teste a segurança de sua senha

Utilize o site http://howsecureismypassword.net/ para verificar se a senha que você acabou de criar é realmente é segura. O que este site faz é basicamente o mesmo que medidor de dificuldade que alguns sites possuem junto aos formulários de cadastros, mas de qualquer forma vale a pena testar aqui também.

Você possui alguma outra dica para criar senhas seguras? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.