Como cuidar de sua conta do iTunes

Quem usa o iTunes (quem não tem isso ao menos instalado, hoje em dia?) deve estar preocupado com as infinitas notícias no mundo tecnológico de contas hackeadas. Pior do que acordar um dia e encontrar toda a discografia de Justin Bibier em sua biblioteca de mídia, 10 vezes, é saber que você pagou por aquilo. 10 vezes.

É culpa do iTunes? Acho que não…

Por que tanta gente têm suas contas comprometidas? Será que a Apple vem sendo alvo de ataques de hackers ao redor do mundo? A resposta é não. As contas que estão sendo hackeadas são contas onde os hackers obtém as credenciais do usuário de uma forma ou de outra.

Em outras palavras, os malvados (hackers) estão fazendo os bonzinhos (vocês) divulgarem os dados de acesso das contas para eles. Isso é chamado phishing. Não sabe o que é isso? Google it.

Agora que sabemos que o problema está do lado do usuário, listaremos algumas dicas para segurança de sua conta. Siga-as e você vai evitar possíveis problemas.

Grandes acordos, promoções e vantagens, podem ser scam. Se assustou com mais uma palavra? Essa vou dar uma colher de chá e explicar. Scam nada mais é do que a conhecida fraude. É aquele email que você recebe pedindo que você se cadastre no site X para ganhar 1 bilhão de reais, ou aquele email vindo de um banco pedindo que você faça um recadastramento… Mas na verdade nem conta naquele banco você tem. Entendido? Ótimo.

Mas como isso se aplica no iTunes? Simples. Você vê uma promoção do tipo “iTunes gift card de $100 por apenas $80″. Não confie que será seguro comprar. Essa é justamente a forma que os hackers fazem o dinheiro virtual virar real. Usando as contas hackeadas eles compram o gift card e vendem a preço promocional. Sacou? Não?

Vou desenhar, é o negócio perfeito: O cidadão rouba da conta do iTunes de uma pessoa qualquer, vende a você com desconto.

Qual o risco para você? Para efetuar a compra você vai, possivelmente, fornecer os dados do cartão de crédito e de sua conta do iTunes. Pronto, está feito o ciclo.

É o que eu chamo de economia de otário. Você compra mais barato, mas será roubado depois.

Senhas são como cuecas/calcinhas: precisam ser trocadas. Se você costuma comprar livros, músicas, apps ou qualquer outra coisa em seu iTunes, vá trocar sua senha. Agora. Isso serve para todos os sites. Troque sua senha frequentemente. Não fique mais de 3 meses sem trocar de senha.

O ideal: serviço pré-pago. Procure não deixar os dados de seu cartão de crédito ou paypal registrados na sua conta. O ideal seria sempre usar cartão de crédito pré-pago.  Você compra, por exemplo, um cartão “Visa gift card” no valor de $100 em redes de supermercado e etc… Essa seria a maneira mais segura de utilizar sua conta, se você for hackeado o prejuízo seria limitado. Isso funciona bem aqui nos EUA, não tenho certeza se esse tipo de cartão existe no Brasil, deixem nos comentários se souberem de algo e eu atualizo o post!
Outra dica é sempre usar o iTunes gift card. Dessa forma, assim como no cartão pré-pago, seu prejuízo seria limitado.

Vitor Finatto

Um cara chato e ranzinza, natural de Toledo (PR). Morou em Goiânia durante 10 anos e hoje vive nos EUA.