Como destravar um iPod

publicado por Leonardo em Tutoriais | 43 comentários


Com o intuito de ajudar os novatos e os nem tão novatos assim, gostaria de informar que, para a grande maioria dos problemas com seu iPod (PRINCIPALMENTE COM PROBLEMAS DE TRAVAMENTO) existe uma solução muito simples sugerida pela Apple: O procedimento dos 5Rs.

MAS O QUE SÃO OS 5RS???
Este procedimento resolve a maioria dos seus problemas com o iPod.
Se vc encontrar algum problema pela frente, sempre comece pelo Primeiro R. Resolveu? Ótimo! Não resolveu? Vá para o Segundo R. Assim sucessivamente.
Notem que a complexidade dos erros, é proporcional ? complexidade da solução também, que também é igual ? probabilidade de perda dos seus dados.
Para você NUNCA perder seus dados, realize um Backup deles periodicamente.

Os 5Rs:

1. Resete seu iPod.
2. Reconecte ? uma porta USB diferente.
3. Reinicialize seu computador.
4. Reinstale os softwares do iPod e o iTunes.
5. Restaure seu iPod.

COMO RESETAR MEU IPOD?
Para a maioria dos iPods, com o aparaelho desconectado do micro, ligue e desligue várias vezes a chavinha Hold e mantenha seu iPod destravado. Na Clickwheel, pressione Menu e ao mesmo tempo pressione o botão central (chamado de Select Buttom) por uns segundos (de 6 a 10 segundos) até aparecer o logotipo de Apple na tela. Para Ipods antigos (primeiras gerações-Original e com Dock de conexão), aperte menu+play e mantenha pressionado por 5 segundos até que apareça o logo da Apple na tela. Nos Shuffles, mantenha chavinha na posição OFF (o verdinho não aparecerá), aguarde 5 segundos e coloque a chavinha de novo para ON e ele estará resetado.

COMO RECONECTAR NUMA PORTA USB DIFERENTE?
Simples assim: plugue o conector em uma porta usb diferente daquela que ele está atualmente conectado. Dê preferência ? portas não compartilhadas com dispositivos como mouse, teclado, impressora, scanner. Se possível, coloque num par com a webcam, com o conector da câmera digital, ou mesmo deixar ele sozinho no par de portas usb. Portas USB transmitem dados e energia. Se seu iPod estiver junto com um dispositivo que utiliza um fluxo maior de dados e energia, provavelmente não funcionará muito bem.

COMO REINICIAR O COMPUTADOR?
No Windows: INICIAR>REINICIAR. Pode dar o famoso Ctrl+ Alt + Del, ou meter o dedão no botão de reset da CPU, em casos de EXTREMA URGENCIA (estes procedimentos só podem ser feitos em caso de urgência, pois podem danificar o HD se usar com freqência)
No Mac: RESTART (na tela inicial), ou na CPU, mantenha pressionado o botão POWER até o reinicio do sistema Mac, em caso de urgência.

REINSTALANDO O ITUNES E SOFTWARES DO IPOD
Desinstale o iTunes e os programas do iPod de seu micro.
Se vc tem o Cd de instalação do iPod, comece por ele e depois atualize. Dê preferência ? versão mais atualizada do iTunes. Muitos preferem utilizar versões mais antigas do iTunes. Se este for seu caso, não atualize então…

RESTAURANDO O IPOD (RESTORE)
Somente chegue neste passo em último caso, já que este procedimento apaga todos os dados do seu iPod, deixando ele lisinho, com as configurações de fábrica. FAÇA SEMPRE UM BACKUP DOS SEUS DADOS.
Para restaurar (restore) seu iPod, tenha o iTunes instalado e conecte o iPod no micro. Aguarde uns instantes até que o iPod seja reconhecido pelo iTunes e clique no botão RESTORE que aparece logo nas configurações do iPod.
Ao clicar em RESTORE, vc terá 4 opções de restauração:
Opção 1: Restaurar com a mesma versão do Software já instalada no iPod
Opção 2: Restaurar com a mesma versão do Software já instalada no iPod, mesmo que uma nova versão esteja disponível
Opção 3: Restaurar com a última versão do programa do iPod instalada no seu micro.
Opção 4: Restaurar com a última versão do programa do iPod instalada no seu micro e depois atualizar para a mais nova versão disponível para download.
Uma barrinha irá aparecer na tela do computador, indicando tudo o que o programa está fazendo. Mantenha sempre o iPod conectado no micro. NUNCA DESCONECTE O IPOD AO FAZER O RESTORE. No iPod, o logo da Apple aparecerá.
Na parte final da restauração, o iTunes pedirá para nomear seu iPod e escolher o modo de sincronização (automática ou manual) quando o iPod for conectado no iTunes.
Pessoalmente, prefiro manter sempre no modo manual, pois existe um maior controle do que entra e sai do iPod e não existe o perigo de perder dados, ao conectar num micro diferente, ou quando uma mudança na biblioteca do iTunes é feita. Mas fique bem ? vontade para escolher. O modo automático é bem conveniente, se você mantem suas músicas iguais no iPod e no iTunes, ou se utiliza somente (e corretamente) um computador para plugar o iPod.

Faça backup dos dados periodicamente e em caso do problema persistir, entre em contato com uma autorizada mais próxima: http://latam.apple.com/service/br/ para troca do iPod, ou conserto.