Como evitar que a Licença do Terminal Server expire

Há algum tempo eu recebo ligações de usuários que acessam os sitemas corporativos da empresa em que trabalho solicitando ajuda pois não conseguem mais acessá-los via Citrix ou através de Conexão de Área de Trabalho Remota pois a licença do Terminal Service havia expirado.

A solução para isso nas estações dos usuários com Windows XP é bem simples, basta executar o Regedit (Iniciar > Executar > Regedit), localizar a pasta MSLicensing (dentro de HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft) e excluí-la. Feito isso, basta fechar a conexão remota e iniciá-la novamente.

No Windows Vista o processo é um pouco mais trabalhoso. Antigamente além de se fazer o mesmo processo acima descrito para o Windows XP, devia-se tamém criar uma nova conexão e adicionar permissão a ela. Veja os passos a seguir..

  1. Clique com o botão da direita sobre Conexão de Área de Trabalho Remota;
  2. Clique em EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR;
  3. Vá no Regedit novamente e localize a pasta MSLiscensing;
  4. Clique com o botão da direita sobre a chave MSLicensing;
  5. Clique em permissões e depois em editar;
  6. Adicione o usuário TODOS e deixe ele com permissão total;
  7. Clique em avançado e depois em Substituir as permissões de todos os objetos filhos;
  8. Clique em Aplicar;
  9. Agora acesse novamente a Conexão de Área de Trabalho Remota.

O mais legal é que, recentemente, descobri que não era necessário mais fazer todo esse processo no Windows Vista. Basta remover a pasta MSLiscensing no Regedit e depois limpar todos arquivos temporários e cookies do Internet Explorer. Bem mais simples, não é?!

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.