Como fazer download de todas suas fotos do Instagram para seu computador

Se você é usuário do Instagram e sempre quis uma cópia de todas suas fotos publicadas na rede social, já deve ter procurado uma opção no site para fazer o download das imagens e não encontrou, sendo obrigado a salvar uma por uma manualmente. Felizmente existem algumas opções para fazer um backup de todas as fotos do Instagram e salvar no seu computador.

Entre estas opções estão o site Instaport e o aplicativo InstaBackup para usuários de Mac ou o programaFree Instagram Downloader para quem usa Windows.

O Instaport é uma opção gratuita que funciona diretamente no seu navegador web favorito, sendo portanto com qualquer sistema operacional (Windows, Mac ou Linux). Basta acessar o site http://instaport.me/ e clicar no botão “Sign in with Instagram” para se autenticar ao site.

Instaport

Feito isso, você retornará à página inicial e poderá fazer backup de um arquivo compactado (.zip). Futuramente será possível também exportar todas as imagens para o Facebook ou Flickr. Há ainda algumas opções avançadas onde você pode ainda especificar as fotos que deseja fazer backup: todas, entre num intervalo de tempo, somente fotos que outras pessoas curtiram ou com determinadas tags.

A outra opção é o aplicativo InstaBackup, que custa US$ 0,99 na Mac App Store mas que você pode baixar grátis aqui (link do desenvolvedor, não é pirataria) caso não tenha uma conta na loja de aplicativos da Apple.

O trabalho no InstaBackup é simples e rápido. Depois de baixar e instalar o aplicativo, basta executa-lo e se autenticar no Instagram através do seu navegador web padrão e escolher a pasta para baixar as imagens que serão nomeadas de acordo com a data de upload para a rede social.

InstaBackup

Este aplicativo é compatível com Mac OS X 10.6 ou superior, porém não funciona com o Safari no Mountain Lion. Talvez pelo fato de ainda não se ter uma versão final – quem sabe mês que vêm isso mude. Portanto se você está com uma versão não-final do Mountain Lion, você deverá utilizar o Chrome ou Firefox para se autenticar ao site.

Já usuários do sistema operacional da Microsoft, só precisam baixar e instalar o Free Instagram Downloader e indicar o nome de usuário (o seu ou de qualquer outra pessoa) para o programa faça download todas as fotos (ou apenas as selecionadas) para o computador. Faça aqui download grátis do aplicativo direto do site do desenvolvedor.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.