Como formatar o Computador e instalar o Windows 7

Um vídeo que mostra passo-a-passo do processo de formatação e instalação do Windows 7 em um computador. O processo é bem parecido com a instalação do Windows Vista, e difere um pouco mais da instalação do Windows XP uma vez que as configurações no XP são feitas via teclado ao contrário das versões recentes que são baseadas em menus.

Instruções para formatação

1. Insira o DVD do windows no seu computador (com o PC ligado)
2. Reinicie o computador
3. Durante a inicialização, você verá uma tela solicitando apertar alguma tecla para inicializar pelo CD/DVD. Aperte qualquer coisa no teclado.
4. Selecione o idioma para instalação e vá avançando nos menus.

Depois vai aparecer o seguinter menu:

  • UPGRADE
  • CUSTOM (avançado)

Escolha a opção CUSTOM e clica nele para proceguir.

Depois vai aparecer o menu do HD
Aos que possuem apenas 1 HD só no computador, você poderá dividir ele em 2 partes que ficará: (disco local C) e (disco local D).

Para fazer isso voce tem que excluir todos os discos que estiverem neste menu, no final só sobrará 1 disco.
Formate ele, depois clique em NEW (NOVO)
e de o peso das unidades de disco, exemplo:
eu tenho 250 GB de HD no total, e eu quero dividie ele em 2 partições.
voce clica em NEW e na primeira partição você coloca 50000 MB (ficará 50 GB) que é o peso ideal para o disco local C.
para o disco D 2° partição, você clica em NEW e deixe o peso que aparecer ali, exemplo: 189000 MB ( 189 GB ) .
no windows 7 e no windows vista 100 MB são reservados para o sistema, por isso não sobra 200 GB para o disco D.

depois de tudo isso clique na partição 1 de 50 GB e de um continue (NEXT).
agora o windows começará a instalar.

para quem não quiser 2 partições de 1 HD, intão só formate o disco 1, clicando no disco 1 e clicando em formatar, deposi vá em NEW e coloque o peso total do HD em MB, exemplo: 249 GB, e de ok.
depois clique em [Continue] (NEXT) e começara a instalação do windows.

OBS: se você possui 2 HD ou 1 HD dividido, ao formatar o PC, basta só formatar o disco C (partição 1) o disco D (partição 2) não precisará formatar.
assim tudo que é arquivo que você tem no disco D você não perderá. ^^

4° o computador irá reiniciar varias vezes para concluir a formatação.
depois de concluir a formatação vem a configuração basica de seu windows:
são coisas simplis que vocêr só lendo conseguira facilmente.
você tera que ajustar o horario
escolher que tipo de rede você usa, Exmplo, quem usa o computador em casa escolhe domestica, quem usa em empresa, escolhe empresarial, e quem tem computadores em REDES usa Publico.
eu sempre uso Domestico.
tambem precisará dar um nome para o computador (nome do administrador do PC) exemplo:
Desmantelador-PC.
tambem pedirá senha para o uso do computador que é opcional, voce não precisa usar esta opção, so se vocÊ quiser ter um computador mesmo privado, que ninguem de sua casa acesse, só você acesse ele.
so de next para proceguir.

O serial do produto, no windows vista e no windows 7 você podera acrecentar mais tarde, clicando em meu computador propriedades e la tem chave de registro 30 dias para a ativação. você tem 30 dias para por o serial ali, o seria se encontra atraz do nacote do DVD do windows, e para quem usa windows não original o serial se encontra na internet facilmente.

* Atualizações automaticas a opção é tua, voce escolhe o que você bem entender, ativado, desativado, tanto faz.

Pronto instalação do windows concluido.

Agora que o windows esta instalado e você vê o desktop, você deve instalar os drivers de seu computador, como os
drivers da placa mãe, chipsets, drivers de video, drivers de som para quem tem placa de som. Estes drivers vem junto com os DVDS que vem junto com o computador quando você compra ele, só basta você executar eles e instalar.

Não tem nada de difícil em instalar os drivers, é como instalar 1 jogo. Se você não tem os DVDs dos drivers, procura na internet os drives compartiveis com sua placa.

Para saber o tipo driver da tua placa, olhe na caixa o nome da sua placa mãe e o numero de serie dela e procura na internet.
voce pode encontrar todos os drivers na internet sem problema.

O windows ja instala os drivers da própria Microsoft, mas o recomendado é pegar os da suas placa mesmo, principalmente para quem usa jogos no PC.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • ariados

    daew cara queria saber se vai formatar o pc ou so vai substituir o xp?
    de que cd preciso so o do windows 7?
    ou o cd do pc?
    fico no aguardoo..
    att.

  • VerisMelo

    muito bom ;

  • luan

    no meu pc não mostra a opção de iniciar pelo meu dvd do windows 7
    se eu instalar com o pc ja iniciado ele vai dar algum problema?

  • vinicius

    nao estou cosiguido formatar meu pc que xp

  • vinicius

    nao estou cosiguido formatar meu computador que xp

    • http://Fer-nanda.al@hotmail.com Fernanda Santiago

      Você Não Sabe Formata Você é Buro Vai Estuda Garoto Burro Doido Burro

  • http://www.twitter/tatianebsilva Tatiane Batista

    Bom o tutorial,lembrando quenão é necessário os drives para windows 7 =)

  • http://www.twitter.com/viniciusvictor_ Pulguinha

    Cra eu tneho o Windows 7 instalado no meu pc e tenho o cd dele ki veio com o pc,e então ele é original,eu tenho a Product Key do lado do meu pc,mas eu uma vez fui formatar pro windows XP meu pc e aí eu fizz uns passos aí de um site e deu errado porque ele pediu uma doidera de um arkivo ki o cd ñ tinha,eu acho ki formatei tudo certo.
    mas voltando a falar do windows 7,eu kero formatar ele pq eu jogo GTA ONLINE atráves do Multi Theft Auto e ele parou de abrir.
    Como meu cd é original ele formata sozinho é só aceitar,só ki depois de um tempo ele diz ki ñ é original meu sistema,pq eu ñ usei o Product Key,mas eu ñ sei formatar meu pc do outro jeito,reiniciando e tenho medo de fude com esse pc do jeito ki eu fudi o outro ki eu tinha .

  • Anderson Luiz

    ARIADOS
    se vc formatar seu HD, ira apagar o sistema anterior… eh possivel deixar dois windos… soh n sei te dizer c o Seven aceita esse tipo d manobra

    LUAN
    vc n podera instalar ele com o pc ja ligado, o sistema ja reiniciado… c n aparece nada no iniciar do sistema para entrar automaticamente no cd, entra no Bios e seleciona a inicializacao apartir do cd… na internet a varios tuto d como fazer isso…

    PULGUINHA
    o windows xp, mesmo apos instalado, formatado e tals, vc pode validar ele como original, na internet tbm a varias formas d fazer isso, e bem simples mesmo viu… pra fuder um pc na instalacao eh muitu dificel, soh vc fazendo grande merda mesmo, pq eh soh segui os passos q ele vai na boa mesmo…

  • Rafael Soares

    Show de bola Thiago,nunca tinha feito formatação e foi só seguir o video que deu tudo certo.Valeu pelo video,obrigado,aquele abraço.

    Rafael Soares

  • Jadenir

    Valeu cara pelo video, formatei ontem mais não tinha prestado atenção na opção de formatar a partição antes, agora tirei todas as duvidas, valeu kra.

  • gustavo

    Meu windows xp tem dois discos c e d
    posso colocar so um ?
    so um disco?

  • Claudio

    Caro amigo,
    Se eu seguir exatamente essas instruções o meu sistema anterior será apagado totalmente e instalado o novo sistema ?… Desculpe a pergunta, é que um amigo instalou o W7, mas muitas pastas e arquivos que estavam no sistema anterior (XP) ainda permaneceram, não foram apagados.
    Abraços !

  • Neto

    Valeu mesmo cara, fiz exatamente como no vídeo tutorial e deu certo. Muito obrigado, belíssimo trabalho que você faz.

  • Pablo

    Eu ja formatei o pc meu e de algums amigos aqui…e tem algums pcs qe não perdi os driver pq o windows pode reconhece,mais teve ums que eu tive que abaixar…e para formata é só o cd do windows seven…flw

  • back2

    Já vim aqui div x devido minha dúvida em format…ms seu trabalho está tão bem escrito(melhor que aquelas falas do além)q até um square entenderá,Parabens Kra!continua postando assim,até a musiquinha tá massa!

  • back2

    Já vim aqui div x devido minha dúvida em format…ms seu trabalho está tão bem escrito(melhor que aquelas falas do além)q até um square entenderá,Parabens Kra!continua postando assim,até a musiquinha tá massa!
    08 maio 2011

  • http://@williamutopia Will. I Am

    Kara muito bom esse seu site ! eu numca tinha formatado um pc e aprendi por ele hehe e deu tudo certo, mais a minha duvida eq minha visinha quer q formate um pc dela, mais so tenho o dvd do w7 e o pc não é muito novo e
    queria saber se pode dar algum problema de compatibilidade do sistema?

  • Pingback: Como formatar o Computador e instalar o Windows 7 « Jornal de Caruaru – Informática()

  • afonso

    eu nao quero videos eu quero por escrito

  • Ítalo

    Tem como formatar com o usuario padrão, sem ser o administrador?
    Pois o meu PC não está funcionando(entrando) com a conta Administrador; tenho que formata-lo mesmo assim!
    Por favor, me ajudem!!!

  • Richardson

    Vlw cara esse post ta muito bom tava com duvida em relação nos discos queria saber se ficaria meu disco D: mais como vi ele fika sim massa nota 10!!

  • leo

    muito bom mais meu pc esta sem net

  • fabio

    Cara muito bom, a explicação está super fácil de entender e ocorreu tudo perfito.

  • marlo

    muito bom!!!!!!!!

  • anônimo

    Queria que você ensinasse de uma maneira em que o disco D fique intacto sem deletar nada, por q meu pai sempre formata meu pc e o disco D fica intacto e nada é deletado dele, ele tá sem tempo pra formatar meu pc e eu queria formatar como ele faz, tem como?

  • Ítalo

    Isso voçê vai escoler no ato da formatação!
    Voçê escolhe o disco que vc quer formatar.

  • fabio_adorei

    ei mano muito loka a musica
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    rachei

  • http://Chimoio taero samuel sarai

    Queria que você ensinasse de uma maneira em que o disco D fique intacto sem deletar nada, por q meu amigo sempre formata meu pc e o disco D fica intacto e nada é deletado dele, ele tá sem tempo pra formatar meu pc e eu queria formatar como ele faz, tem como?

    • http://www.superfilmesdublados.net Ítalo

      Olá amigo, o seu amigo faz uma partição antes de formatar.