Como ganhar dinheiro na Internet com Google Adsense ou Programa de Afiliados

Se você está começando agora na Internet e pensa em ganhar algum dinheiro monetizando (convertendo clicks em vendas ou por exibição de banners) seu site ou blog, veja algumas dicas abaixo.

Antes de mais nada você precisa saber que existem diversas formas de ganhar dinheiro na web, seja com a venda direta de produtos (no caso de loja própria ou produtos que você cria) ou ganhando comissão sobre eles (programas de afiliados), através da exibição de banners, artigos patrocinados (publieditorial) ou através de clicks em anúncios – método mais conhecido por conta do Google Adsense.

Ganhar dinheiro na internet

Programas de Afiliados

Escolha uma das lojas virtuais mais famosas e verifique se ela possui programa de afilados. As mais famosas são SubmarinoAmericanasMercado Livre, dentre outros. Em caso positivo se cadastre e em alguns casos você precisa aguardar uma análise do seu site para então receber um e-mail confirmando sua inclusão no programa.

Após ter sido aprovado, você precisa copiar um código para inserir em seu site para que você receba uma pequena comissão sobre os produtos adquiridos pelos visitantes oriundos do seu site ou blog. Geralmente as comissões variam de 1% a 5%, mas podem ultrapassar essa média dependendo do site, tipo de produto ou época do ano.

Google Adsense

O Google Adsense trata-se do programa de anúncios de publicidade online mais usado em toda Internet. É difícil encontrar um site monetizado que não possua ao menos um banner de anúncios do Google.

Para utilizar esse serviço você precisa ter uma conta no Google (se você tiver um endereço de e-mail do Gmail você já possui a conta, basta se cadastrar no Adsense). Depois de efetuar o cadastro, você irá criar os anúncios que podem ser de 5 tipos:

  • Adsense para Conteúdo, onde os anúncios ou links publicitários serão exibidos de acordo com o conteúdo da página;
  • Adsense para Pesquisa, que mostra anúncios nos resultados de buscas no seu site;
  • Adsense para Feeds, que exibe anúncios relacionados ao texto porém no conteúdo do seu Feed Rss;
  • Adsense para Celular, exibido em sites que possuem versão WAP (para celulares mais antigos);
  • Adsense para Domínios, o qual utiliza páginas sem conteúdo para a exibição de propagandas.

Este método de monetização opera no formato CPC (Custo por Clique) onde você irá ganhar dinheiro a cada clique que o visitante de seu site fizer em algum dos anúncios apresentados. O valor é bem variável dependendo do tipo de conteúdo, já vi casos com cliques com valores de R$0,01 como também de mais de R$2,00. Mas isso é algo que você deve pesquisar bastante a respeito futuramente.

Como ganhar dinheiro na Internet

Banners Publicitários

São anúncios que você exibe no seu site em acordo/contrato com alguma empresa ou site na Internet. Valores e tempo de exibição são combinados entre ambas as partes, podendo depender do número de cliques ou quantidade de visualizações (CPM – custo por mil visualizações)

Artigos Patrocinados

Um artigo patrocinado nada mais é do que um informe publicitário em seu site, contratado por uma empresa para apresentação ou review de algum produto. Geralmente uma agência entra em contato com o proprietário do site, oferecendo uma certa quantia para que ele crie um texto, com base em um material já preparado e publique para seus visitantes.

Independente do método que você escolher para ganhar dinheiro no seu site, é necessário você criar uma mídia kit – uma página ou arquivo em PDF com informações a respeito do seu site, número de visitas e os formatos e preços que deseja trabalhar – e apresentá-lo aos futuros interessados em anunciar no seu site. Você pode conferir nosso mídia kit aqui.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.