Como instalar iOS 6 no seu iGadget sem uma conta de desenvolvedor e sem jailbreak

O iOS 6 apresentado pela Apple recentemente ainda não está pronto, e por enquanto foi liberado para download somente para desenvolvedores registrados, o que não é nenhuma novidade uma vez que não é de hoje que há essa restrição.

Mas o diferencial é que, para essa versão há uma maneira de você poder instalar o iOS 6 facilmente em seu dispositivo e testar as novas novidades sem precisar de uma conta previamente registrada, segundo alguns desenvolvedores. E o processo é bem simples, sem nenhuma gambiarra ou jailbreak no seu aparelho.

iOS 6

Antes de prosseguir, gostaria de lembra-los que o iOS 6 ainda está em fase beta. Isso significa que nem tudo irá funcionar da maneira correta (ou até mesmo poderá não executar alguns dos seus aplicativos favoritos que você utiliza na versão atual do software no seu iGadget). Outra coisa é que, não há garantia de que a instalação será completada em todos dispositivos, você pode ser um azarado que poderá ser barrado e seu aparelho deixar de funcionar.

Eu particularmente nem tive a intenção de executar esse procedimento, prefiro esperar uma versão estável. Mas é claro que você é livre para fazer sua escolha de instalar ou não, mas saiba que o risco é seu e não assumiremos responsabilidade por algum erro durante o processo.

Se você escolheu continuar, realize um backup do seu aparelho pelo iTunes e certifique-se de ter o arquivo ipsw original do iOS 5.1.1 para o caso da instalação não funcionar e você precisar fazer um downgrade. Agora vamos ao passo-a-passo:

  1. Faça download do arquivo ipsw do iOS 6 referente ao seu dispositivo. O link para baixar se encontra no final do artigo;
  2. Atualize seu iTunes para versão mais recente, atualmente a 10.6.3. Em seguida execute-o;
  3. Conecte seu aparelho e realize o backup, clicando com botão direito sobre o nome do seu dispositivo na barra à esquerda no iTunes;
  4. Na tela com informações do seu dispositivo, clique sobre o botão “Buscar Atualização” (Check for Update) mantendo a tecla Option (Mac) ou Shift (Windows). Não clique no botão Restaurar, pois não irá funcionar;
  5. Selecione o arquivo do iOS 6 que você baixou e inicie a instalação, que deve ter procedimento semelhante às versões anteriores;
  6. Ao final escolha entre configurar como novo dispositivo ou restaurar backup anterior.

Pronto! Se tudo correu bem você já poderá testar o iOS 6 antes do lançamento. Caso contrário, se o aparelho não puder ser autorizado, restaure-o para o iOS 5.1.1.

Fonte e link para download dos arquivos do iOS 6: http://iphone-developers.com/

 

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.