Movendo toda sua biblioteca do iTunes para outro HD

Ontem eu me deparei com uma situação beirando ao caos quando percebi que o espaço disponível no HD do meu iMac estava se esgotando e precisava urgentemente reparar isso. Uma das primeiras ações que me veio à cabeça foi mover minha biblioteca do iTunes (incluindo milhares de músicas e centenas de aplicativos para iOS) para um HD externo – só isso iria me liberar mais de 50GB, acreditem.

Mas como fazer isso de maneira rápida e eficiente? Pois se eu simplesmente fizesse a cópia manualmente para outro local, eu teria que limpar a lista e adicionar tudo denovo, o que iria demorar muito tempo. Foi daí que encontrei um método correto onde o próprio iTunes faz todo esse trabalho, só precisando especificar onde os arquivos irão ficar agora.

Então vamos ao que interessa..

1. Acesse as preferências do iTunes, clique na aba Avançado e altere a localização da pasta iTunes Media (vide imagem abaixo). Selecione ou crie a nova pasta que irá receber os arquivos da sua biblioteca;

Localização da pata iTunes Media

2. Agora vá ao menu Arquivo > Biblioteca e clique em Organizar Biblioteca;

3. Selecione a opção Consolidar Arquivos para que o iTunes faça a cópia de todos os arquivos para o novo local e clique em Ok. Esse procedimento poderá demorar um pouco dependendo do tamanho da sua biblioteca (quantidade de músicas, aplicativos, livros, etc.);

iTunes - organizar biblioteca

4. Ao final do processo você poderá apagar toda sua pasta iTunes original, uma vez que toda sua biblioteca já estará atualizada para o novo caminho dos arquivos.

Muito fácil, não acha?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.