Como ocultar (esconder) categorias no seu Feed RSS

WordPress

Você sabia que é possível ocultar uma ou mais categorias de posts do seu blog de modo que ela não apareça para seus leitores de Feed RSS, sendo exibida apenas nas páginas do seu blog para visitantes?

Antes de mais nada você deve descobrir o ID da categoria que não deseja exibir para os assinantes RSS. Para isso basta ir em Posts > Categoria no seu painel de administração do WordPress e passar o mouse sobre a opção Editar. Quando você passar o mouse sobre este link, você irá ver o link de destino na barra de status do seu navegador. Note que a URL termina com algo do tipo ..ID=X, onde X representa o ID da categoria.

Com o ID anotado, é hora de editar o seu arquivo functions.php localizado dentro da pasta do seu tema. Abra o arquivo e cole a seguinte função:

function myFilter($query) {
if ($query->is_feed) {
$query->set('cat','-X');
}

return $query;
}

add_filter(‘pre_get_posts’,’myFilter’);

Note que na terceira linha há um sinal de menos (-) seguido da letra X, que representa nosso id de categoria. Basta então substituir X pelo ID que você anotou anteriormente e salvar o arquivo.

A alteração só terá efeito nos posts criados depois que você incluiu esta função. E a partir daí, os posts da categoria X não serão mais exibidos para seus assinantes de RSS.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.