Como otimizar seu site para os mecanismos de busca

SEO - como otimizar seu site para mecanismos de busca

É fato que a maioria das pessoas vai primeiro a um mecanismo de busca quando procura alguma informação. Assim, é imperativo que as empresas (ou mesmos blogueiros, profissionais de web, etc.) otimizem seus sites/blogs para obter um melhor resultado nos buscadores, aumentando  a chance de ganhar tráfego.

E para isso, há diversos passos que você pode seguir para garantir que isso aconteça.  Seguir essas dicas não somente torna o site mais amigável aos motores de busca, mas também mais acessível.

1. Use as mesmas palavras-chave na tag title (o texto que aparece no topo da janela do navegador) e na tag H1 (título principal da página, ou do post no caso de blogs). Cada título de página deve ser o mais específico possível, já que duplicação e repetição nunca se dão bem nos buscadores.

2. Seu site/blog deve ser organizado de forma semântica. Os cabeçalhos devem ser colocados corretamente (apenas um H1 por página, e em seguida as tags H2, H3, etc., mas na ordem certa). Ou seja, se todos os estilos e imagens forem retirados, a página ainda deve fazer sentido.

3. Quanto mais próximo do topo da página estiver o texto, mais peso para os buscadores  ele terá. Ou seja, é aquela velha história de deixar no primeiro parágrafo as keywords relevantes ao corpo do artigo.

SEO - otimização de resultados

4. As imagens deve tem suas tags alt informadas, além de nomes de arquivos bem próximos ao significado da figura. É muito melhor que uma imagem tenha um título, por exemplo, iphone.jpg do que 1548_c47.jpg. Isso ajuda e muito na busca por imagens.

5. A dica vale também para os links, mesmo que sejam apenas de texto, adicionando uma tag title descritiva.

6. Use URLs amigáveis. Isso é benéfico tanto para os buscadores como para a usabilidade da página. Para quem usa WordPress, a recomendação é alterar a estrutura dos links permanentes para que a URL seja próxima ao título do post, utilizando a sintaxe /%postname%/ através do menu Configurações > Links permanentes.

7. Use microformatos quando possível. Para quem não conhece, são formas padronizadas de apresentar informações tais como contatos, links, detalhes de eventos, dentre outros, de forma fácil para ser lido e indexado pelos robôs (bots) dos buscadores.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.