Como recuperar fotos apagadas no iPhone ou iPad

Você sabia que é possível recuperar fotos deletadas em seu iPhone, iPad ou iPod touch?

Eu, até ontem, imaginava que isso era possível apenas restaurando todo um backup do iTunes realizado previamente. Mas ontem, quando fui procurado pelo Fernando para ajudar a recuperar fotos no iPhone de uma amiga eu acabei pesquisando na interwebs e descobri que existe uma ferramenta que permite restaurar dados isoladamente a partir de um backup antigo.

Antes de mais nada, você deve fazer download do aplicativo Data Recovery for iTunes, que é um programa de recuperação de dados e funciona perfeitamente no iPhone 4, 4S, iPad 1 & 2, iPod Touch de 4ª geração ou modelos mais recentes. Além das fotos, ele também pode ajudar a recuperar mensagens SMS antigas, contatos, notas, calendário, etc.

O programa só possui versão para Mac e custa $70 na sua versão completa, mas você pode fazer download grátis de uma versão de avaliação clicando aqui.

Recuperar fotos deletadas do iPhone

Depois de baixar e instalar o aplicativo, prossiga com os passos a seguir:

Passo 1. Selecione o dispositivo

Ao executar o aplicativo, por precaução não abra o iTunes ou conecte seu aparelho ao cabo USB.

Nota: É necessário ter um backup anterior realizado pelo iTunes. Se você sempre fez uso do backup no iCloud, este procedimento não servirá para você.

Na tela principal do Data Recovery for iTunes irão aparecer todos os dispositivos sincronizados com o iTunes e seus respectivos backups, como você poderá notar na imagem abaixo:

Data Recovery for iTunes

Nesta tela, basta você selecionar um backup anterior à data em que suas fotos (ou outras informações) foram apagadas e clicar no botão Start Scan para prosseguir.

Passo 2. Recuperando as fotos apagadas do iPhone

O aplicativo irá fazer uma varredura em todas as informações contidas no backup do seu dispositivo e então lhe exibir um menu onde você poderá ver todos dados e arquivos organizados em categorias, como pode ver na imagem a seguir:

Data Recovery for iTunes

Para recuperar as fotos, clique na categoria Camera Roll (ou Photo Stream) para visualizar todos as imagens capturadas com seu aparelho.

Agora basta você selecionar as fotos que gostaria de restaurar e clicar no botão Recover. As fotos selecionadas serão salvas em seu Mac, e não diretamente no seu aparelho.

Passo 3. Fazer backups regularmente

Se você chegou até aqui depois de passar por um susto, siga este passo e faça backups regularmente para evitar perder suas fotos, contatos, notas etc. Mesmo que você prefira realizar backups no iCloud (nos servidores da Apple), é sempre bom manter uma cópia no seu computador, pois agora você sabe que há possibilidade de uma recuperação.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Marcelo

    Olá Leonardo, é possível recuperar fotos no iphone6 sem que tenha um backup, ou seja, após comprá-lo foi realizado a restauração de backup? Porém havia algumas fotos que estavam no iphone e consequentemente foram apagadas na restauração

  • Sem o backup não é possível. Este aplicativo trabalha usando os backups armazenados no seu iTunes.