Como remover o malware Flashback no Mac com poucos cliques

O OSX/Flashback.K é um malware que explora uma vulnerabilidade de Java em Macs (essa mesma brecha já foi corrigida no Windows) e se instala no seu Mac se disfarçando de Atualização de Software (Software Update). Tudo isso graças à falta de atualização do Java para Mac – a última versão é de novembro de 2011.

Com a grande proliferação do malware, várias dicas e/ou ferramentas para verificação de contaminação e remoção da virose começaram a surgir na Internet, para que nós possamos descobrir se estavamos infectados e, em caso positivo, o cavalo de tróia fosse removido de nossos sistemas.

A solução mais simples até agora foi liberada pela F-Secure através de sua ferramenta Flashback Removal Tool que detecta e remove o cavalo de Troia Flashback com poucos cliques. Basta você fazer o download do arquivo, descompactá-lo e executar o script. Ao finalizar, se seu Mac estiver livre desta praga, você verá uma mensagem como esta:

Flashback Removal Tool

A Apple já se pronunciou a respeito desse malware, mas ainda não liberou nenhuma atualização de sistema para remover e proteger seu Mac OS X.

Quem faz uso dos endereços DNS do OpenDNS não precisam mais se preocupar com o Flashback, uma vez que a própria empresa habilitou em seus servidores uma proteção contra essa ameaça virtual.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.