Como tirar screenshots no Android

Ao contrário dos igadgets da Apple que contam com botões para capturar a imagem da tela, o processo para se tirar screenshots nos celulares com Android é um pouco mais trabalhoso, uma vez que não existem comandos ou seqüências de teclas a serem pressionadas para realizar essa tarefa.

Apesar de trabalhoso, o processo é bem simples. Mas para isso você deverá ter em seu computador o SDK do Android, fornecido pela própria Google, que permitirá realizar essa e outras coisinhas no seu smartphone sem precisar rootear seu aparelho. Então já inicie o download do SDK clicando no sistema operacional que você utiliza: Windows, Linux ou Mac OS X.

Feito o download, copie a pasta do sdk android para algum lugar de fácil acesso no seu disco. Não há necessidade de se instalar nada, pois o aplicativo roda diretamente usando uma máquina virtual.

Após fazer os downloads, mas antes de prosseguir, você deve ativar o modo de depuração no seu Android. Pegue agora o seu smartphone e acesse o menu de Configurações (Settings), e em seguida abra o menu Aplicativos (Applications) e clique em Desenvolvimento (Development) e ative a opção de Depuração USB (USB debugging).

Depuração USB Android

Agora para prosseguirmos, navegue até a pasta onde está o SKD, e acesse a pasta Tools e clique 2 vezes sobre o arquivo ddms:

SDK-Tools

Obs: Eu realizei o processo usando o Mac OS X, como podem ver nas telas capturadas, mas o processo para Windows e Linux é praticamente o mesmo.

Quando executar o ddms, será iniciado o aplicativo Dalvik Debug Monitor, que será utilizado para ver os processos correntes nos celulares com Android, sem eles reais (seu aparelho conectado via USB, ou virtual).

Dalvik Debug MonitorNote que, se o seu aparelho já estiver conectado via USB, o aplicativo irá mostrar algumas informações sobre ele e a versão do Android que você têm instalado.

Agora acesse menu Device e clique em Screen Capture. Uma nova janela será aberta exibindo uma cópia da tela do seu aparelho:

Screen Capture

Para capturar a imagem agora, basta clicar no botão Save e escolher onde quer salvar a screenshot. Note que, ainda há outros botões para que você possa girar a imagem da tela (Rotate), e atualizá-la caso você tenha aberto algum aplicativo no seu aparelho (Refresh).

Como eu havia dito no início, o processo é meio chato por precisar fazer download de aplicativos, acessar programas, etc., porém vocês puderam perceber que é muito fácil.

E antes que alguém pergunte, estou usando o Live Wallpaper do Super Mario.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.