Como tirar screenshots no Motorola Milestone

Um dos recursos que usava constantemente para criar posts com dicas ou tutoriais para iPhone, está me fazendo falta no Motorola Milestone – a função de se tirar screenshots da tela do aparelho simplesmente apertando 2 botões no aparelho. No iPhone, bastava segurar a tecla home e apertar o power (ou botão liga-desliga). Já no Milestone, que roda Android 2.0 a coisa não é tão simples assim, ainda mais pra mim que não uso PC com Windows.

Motorola Milestone screenshot

Infelizmente para realizar a captura de tela (tirar screenshots) no Motorola Milestone (ou Droid, como é conhecido lá fora) você precisa de um computador com Sistema Operacional Windows. Além disso, você precisará do pacote android SDK e do pacote Java SE Development Kit, que você poderá fazer o download nos links ao final do artigo.

Supondo que você já tenha baixado e instalado os pacotes necessários, pegue agora o seu smartphone e acesse o menu de Configurações (Settings), e em seguida abra o menu Aplicativos (Applications) e clique em Desenvolvimento (Development) e ative a opção de Depuração USB (USB debugging).

USB debugging

Em seguida conecte o cabo USB no aparelho e execute o arquivo ddms.bat (Dalvik Debug Monitor) que está dentro da pasta Android-sdk\tools. Feito isso, você verá a lista de aparelhos Android conectados ao PC.

Dalvik Debug Monitor

Selecione o seu aparelho, clique no menu Device e em seguida Screen Capture. Só isso!..

Só isso o escambau! Bem que poderia ser mais simples, tal como no iPhone, com apenas alguns cliques, ou toques, no próprio aparelho. Esse lance de ter que usar Windows não me agradou nem um pouco.

Downloads necessários:

Android SDK: http://developer.android.com/sdk/index.html
Java SE Development Kit: http://java.sun.com/javase/downloads/

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.