Como tornar o Editor de Textos do Mac OS em um visualizador de códigos HTML

O aplicativo TextEdit, ou Editor de Textos para quem usa o OS X em português, é basicamente uma versão mais poderosa do Bloco de Notas do Windows (Notepad) para usuários de Mac. Mais poderosa pois ele além de abrir vários tipos de arquivos, também permite edição de cores e fontes no seu texto – nada que se aproxime de um TextWrangler, mas quebra um bom galho.

Quem já tentou abrir um arquivo HTML com ele deve ter percebido que ele, da mesma forma que seu navegador faz, interpreta e processa o código exibindo o texto formatado ao invés de exibir o código fonte. Mas isso é muito simples de se contornar, tornando-o um simples editor de códigos, marcando apenas uma opção em suas preferências.

  • Abra o Editor de Textos (TextEdit) e acesse suas preferências, clicando no menu Editor de Texto e selecionando Preferências;
  • Clique na aba “Abrir e Salvar” (Open and Save) e marque a primeira opção “Exibir arquivos HTML como código HTML ao invés de texto formatado” (Display HTML files as HTML code instead of formatted text), tal como mostra a figura:

TextEdit

Agora sempre que abrir um arquivo HTML, ele irá mostrar seu código fonte ao invés da página formatada como uma página da web. Bem simples não acha?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.