Como transferir toda sua biblioteca do iTunes para outro HD

Muita gente opta por ter um HD externo ou mesmo partição do mesmo disco para manter arquivos de música, vídeos, etc. Isso é uma boa para quando você necessitar seu HD não perder sua coleção de mp3, seriados e filmes. Isso é claro se você não tiver um disco externo com Time Machine configurado para fazer seus backups.

Se você recentemente comprou um novo HD externo com a finalidade de guardar esse tipo de arquivos, pode contar com ajuda o iTunes para te ajudar a transferir todas suas músicas da biblioteca para esse novo disco. Basta acessar o menu Arquivo > Biblioteca > Exportar Biblioteca e seguir os passos conforme lhe for orientado.

Feito isso, feche totalmente o iTunes (command+Q) e no momento em que for clicar no ícone do seu dock, mantenha pressionada a tecla Option. Será exibida uma caixa de diálogo (vide imagem) onde você deverá clicar em Escolher Biblioteca e selecionar o arquivo da sua biblioteca exportada no novo disco (ou partição).

Biblioteca do iTunes

Com isso toda vez que o iTunes for iniciado ele irá abrir sempre essa nova biblioteca, inclusive salvando automaticamente quaisquer alterações que você fizer. É recomendável você conferir na nova biblioteca se todos seus arquivos multimídia estão lá antes de você excluir a antiga.

Apesar de toda essa facilidade, há alguns incovenientes nesse processo:

É recomendável que sua conexão com o HD externo seja rápida (por exemplo usando a porta FireWire);
Se o disco entrar em repouso, você terá que esperar um tempo ao ativá-lo novamente, para daí então abrir o iTunes e curtir suas músicas. Apesar de o processo ser rápido, acaba ficando chato.
Quando o disco for desconectado você não terá acesso a nenhum arquivo dessa biblioteca.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.