Como trocar lâmpadas do farol e lanterna do HB20

Com a chegada do meu HB20 na última semana resolvi dar um upgrade no carro e o primeiro passo foi trocar as lâmpadas do farol (ainda não consegui comprar o farol de neblina) originais por modelos Philips Crystal Vision 4300k, que possuem iluminação inferior ao xenon porém é regulamentado e posso roda tranquilamente pela cidade ou rodovia sem medo de tomar multas.

Eu mesmo fiz a troca das lâmpadas e venho aqui ensinar a vocês como é simples o procedimento, desde que feito com cuidado para não danificar tanto a lente do farol como outras partes do seu HB20. Caso você tenha receio em executar isso, pode procurar alguma auto elétrica que eles trocam para você. Só não recomendo fazer na concessionária pois vão lhe cobrar valores absurdos.

O kit que comprei vêm com 2 lâmpadas Crystal Vision H4 4300k 55w e 2 lâmpadas W5W “pingo” para lanterna. Com o kit em mãos, vamos ao passo-a-passo:

Antes de mais nada eu recomendo você retirar (desmontar) o farol do HB20 para facilitar bastante a troca. Para isso você precisa desconectar o chicote elétrico e depois retirar os dois parafusos localizados na parte superior do farol. Use uma chave 10 para retirar os parafusos.

Em seguida você deve desencaixar o farol de um grampo localizado na parte inferior, para isso basta puxar o farol para cima pois trata-se de uma presilha de pressão.

HB20 com farol removido
HB20 com farol removido

Com os farois removidos, agora você deve retirar uma tampa localizada na parte traseira para ter acesso às lâmpadas:

lâmpadas do farol do HB20
lâmpadas do farol do HB20

Retire o grampo e faça a troca da lâmpada do farol, que é de modelo H4. Para trocar a lâmpada da lanterna você pode precisar de um alicate para sua remoção pois ela possui encaixe por pressão. Não adianta girar para os lados, a dica é segurar firme e puxar para cima, e se necessário, movimentando levemente para os lados.

Faça a substituição das lâmpadas originais pelas novas:

Lâmpada Crystal Vision e W5W
Lâmpada Crystal Vision e W5W – apesar de ter aparência azul, a luz será branca

Coloque de volta as lâmpadas no farol, não se esquecendo da tampa plástica para evitar a entrada de água. Feito isso, ligue o chicote elétrico e teste o funcionamento dos faróis com as lâmpadas novas:

Lâmpada Crystal Vision e W5W

Se estiverem acendendo normalmente, retire o chicote e coloque o farol no local correto e parafuse. Só depois conecte o chicote definitivamente.

Mesmo na claridade, já percebemos que os faróis perdem aquele amarelado das lâmpadas originais. No escuro elas têm tonalidade branca, tanto a o farol como lanterna:

Lâmpada Crystal Vision e W5W no HB20

Eu considero o grau de dificuldade como mediano pelo fato de ser um pouco chato remover os faróis. Mas o resto é bem simples e espero ter ajudado a você que chegou até aqui procurando informações sobre como trocar as lâmpadas do farol do seu HB20.

Espero em breve poder fazer um novo tutorial ensinando a trocar as lâmpadas do farol de milha (ou neblina)

 

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Thiago Fuda

    Olá Vinicius, com a retirada do foral pode dar problema no alinhamento dos faróis? Como você conseguiu resolver isso?