Como usar um monitor externo no MacBook com a tampa fechada

Muitos modelos de notebooks no mercado podem ser utilizados com a tampa fechada (também conhecido como modo “clamshell fechado“), desde que estejam conectados a algum monitor externo e possuam mouse e teclado USB. Mas e os MacBooks, também podem ser utilizados dessa forma?

Usando MacBook com tampa fechada

Segundo informações da própria Apple (e de alguns usuários em fóruns) isso é possível usar um Monitor LCD, LED Cinema Display, ou projetores desde que você possua um modelo de portátil da maçã como MacBook Pro, MacBook, PowerBook G4, MacBook Air e possua teclado e mouse USB ou Bluetooth. Usuários do antigo iBook não são recomendados a utilizarem-no fechado.

Mas como devo proceder para usar meu MacBook fechado?

Se você for utilizar teclado e mouse USB, o processo é bem simples: Basta conectá-los à interface USB, conectar o monitor ou projetor. Fazendo assim, automaticamente você irá ver a imagem da Mesa no 2º monitor.

Quando isso acontecer, você poderá fechar a tampa do seu MacBook. Ao fechar a tampa, seu portátil irá entrar em repouso. Para despertá-lo, basta dar um clique com o mouse ou pressionar uma tecla.

Mas e se meus periféricos não forem conectados via USB e sim via Bluetooth?

Também dá pra se usar a tampa fechada com dispositivos Bluetooth, mas apesar de ser fácil, o processo não é tão simples como vimos anteriormente.

Primeiramente certifique-se que seu Bluetooth está ativado usando o painel Bluetooth das Preferências do Sistema ou o ícone do menu Bluetooth. Emparelhe seu mouse ou teclado Bluetooth com o computador. Feito isso, ative a opção “Permitir que dispositivos Bluetooth interrompam o repouso deste computador” nas Preferências de Sistema (veja figura abaixo).

 Permitir que dispositivos Bluetooth interrompam o repouso deste computador

Depois que ativar esta opção, conecte (se ainda não tiver feito) o monitor externo e, assim como dito anteriormente, quando a imagem da Mesa for exibida no segundo monitor, feche a tampa do MacBook. Quando o Mac entrar em repouso, desperte-o clicando no botão do mouse Bluetooth ou pressionando uma tecla no teclado Bluetooth.

Lembretes:

1. Certifique-se de que o MacBook esteja ligado à corrente elétrica por meio de um adaptador de alimentação CA.
2. Verifique o adaptador para cada modelo de MacBook antes de adquirir um monitor externo. Apenas os monitores da Apple têm conexão direta aos computadores/notebooks da empresa. Veja alguns modelos aqui.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.