Comprimindo e otimizando imagens com ImageOptim no Mac OS X

Uma das mais importantes dicas para quem trabalha com webdesign ou possui sites ou blogs, é usar sempre imagens otimizadas afim de, além de reduzir o espaço utilizado no servidor (mesmo que sejam na maioria das vezes míseros kilo bytes) e acelerar o carregamento da página. Isso até então poderia ser feito utilizando um editor de imagens como o Photoshop ou através do site Yahoo! Smush.it.

Mas você pode tornar esse trabalho bem mais simples com o aplicativo ImageOptim que otimiza e reduz o tamanho de seus arquivos de imagem através da busca dos melhores parâmetros de compressão e pela remoção de comentários desnecessários e perfis de cor. Tudo isso apenas arrastando e soltando a imagem sobre a janela do aplicativo.

Comprimindo e otimizando imagens com ImageOptim no Mac OS X

O ImageOptim é gratuito, possui código aberto sobre os termos de GLP v2 e suporta os seguintes formatos: PNGJPEG e animações GIF, tornando-o uma excelente ferramenta para publicar imagens otimizadas na web e/ou utilizar em aplicações para Mac e iOS. Está disponível nos seguintes idiomas: Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Alemão, Dinamarquês, Norueguês, Russo, Espanhol, Portuguese e Polonês.

Para utiliza-lo simplesmente arraste e solte as imagens dentro da janela do aplicativo, ou se preferir pode também arrastar diretamente para o ícone no dock. Outra maneira de otimizar seus arquivos é através do comando de Terminal: open -a ImageOptim.app *.png.

Você pode fazer download diretamente neste link e depois de descompactar, basta arrasta-lo para sua pasta Aplicativos. O arquivo tem 1.3MB e ele funciona tanto no Snow Leopard como no Lion.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.