Conficker.c vem por aí! Proteja-se!

Como se já não bastasse o estrago causado pelas variantes anteriores do Conficker infectando mais de 10 milhões de computadores com Sistema Operacional Windows (inclusive mais de 200 PCs da empresa em que eu trabalhava), uma nova variante dele vem por aí e deve ser ativada no dia 1º de Abril – E isso não é uma mentira!

Segundo Don DeBolt (Diretor de pesquisas sobre ameaças da CA), o Conficker.c está programado para gerar 50 mil URLs por dia! Pra se ter uma idéia do risco dessa nova praga virtual, as 2 primeiras versões do vírus se comunicavam com apenas 250 sites – uma mixaria se comparado ao que vem por aí.. É através das URLs geradas que o Conficker infecta os computadores, alterando instruções de download, principalmente atualizações oriundas do Windows Update.

Uma forma de evitar ser contaminado pelo Conficker, é instalando a correção MS08-067. Outra sugestão é usar senhas fortes (letras, números, caracteres especiais, etc.) e desabilitar as funções autoplay e autorun do Windows.

Eu além de conhecer quem sofreu com a ação desse bixinho, também presenciei e a ação desse vírus em uma centena de computadores, inclusive um Servidor Windows e posso dizer que o o estrago foi grande. Não perdemos dados e arquivos devido à rotinas de backup, mas o trabalho pra colocar “ordem na casa” foi muito grande.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.