Como converter músicas AAC ou M4A para MP3 utilizando o iTunes

O iTunes é capaz de fazer a conversão de arquivos de áudio em formato AAC ou M4A para MP3 de uma maneira bem simples e sem a necessidade de instalar algum programa de terceiros ou plugins. Na verdade isso é feito da mesma forma como se você quisesse copiar um CD de áudio para seu computador da Apple ou PC com Windows instalado.

Será necessário apenas alterar algumas opções dentro do próprio player da Apple, e para iniciar acesse as preferências do iTunes através do menu iTunes > Preferências (ou caso prefira usar teclas de atalho, pressione command + , ). Na aba Geral, clique no botão Ajustes para alterar as opções de importação:

preferencias itunes

No primeiro item, Importar Usando, selecione Codificador MP3, e abaixo selecione a qualidade do áudio que preferir. No meu caso escolhi 192 kbps mas se você estiver fazendo isso para copiar os arquivos convertidos para um mp3 player portátil escolha no máximo 160 kbps para reduzir o tamanho de cada arquivo. Você nem irá perceber diferença na qualidade.

ajustes de importacao

Feito isso, você já pode começar a converter seus arquivos. Para isso basta você clicar com botão direito sobre a faixa que deseja converter e selecionar a opção Criar Versão MP3.

criar mp3 no itunes

Note que aqui, eu já suponho que você possua as faixas em sua biblioteca. Caso ainda não estejam, adicione para a conversão e depois remova os arquivos duplicados uma vez que o iTunes automaticamente converte e já adiciona os novos arquivos à sua biblioteca.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.