Criando um disco de instalação inicializável para o Mac OS X Lion

Mesmo depois de passado algum tempo desde o lançamento do Mac OS X Lion 10.7, muita gente ainda têm dúvidas a respeito de uma instalação limpa do novo sistema a partir de um disco de boot, assim como estavam acostumados nas versões anteriores como no Leopard ou Snow Leopard.

Criar um DVD bootável para o Lion não é nada difícil e qualquer pessoa, mesmo as menos experientes, podem fazê-lo. Veja abaixo os passos necessários para você criar um DVD de boot com a instalação do Mac OS X Lion:

Antes de mais nada você já deve ter realizado a compra do Mac OS X Lion na App Store Mac (ao valor de $ 29.99). Se você ainda não o fez, clique aqui para comprar e já fazer o download.

A partir do Finder, acesse a pasta Aplicativos e localize o arquivo de instalação do Mac OS X que foi baixado, clique com o botão direito e selecione “Mostrar Conteúdo do Pacote” (Show Package Contents). Você verá apenas a pasta “Contents“. Acesse essa pasta e localize dentre agora a pasta “SharedSupport“.

Acesse a pasta e copie a imagem de disco chamada “InstallESD.dmg” para outro local (pode ser o seu desktop, não tem problema). Esta é a imagem de disco Lion que será usada para criar o DVD de boot.

Agora abra o seu Utilitário de Disco (Disk Utility) que fica na Pasta /Aplicativos/Utilitários (/Applications/Utilities/), insira um DVD virgem, selecione o arquivo “InstallESD.DMG”, e clique em “Gravar” (Burn). Lembre-se que é necessário executar o passo anterior para que você consiga selecionar a imagem para gravação.

Finalizada a gravação, você será capaz de utilizá-lo para instalar o Lion, pressionando a tecla C durante a inicialização.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.