Crie arquivos MKV a partir de DVD ou Blu-ray

O MakeMKV é um software para Windows que permite a você fazer cópias (ripe) seus filmes em DVD ou Blu-ray de forma gratuita e legal (pelo menos por enquanto, mas provavelmente não será para sempre), afim de ter uma cópia de seus vídeos favoritos em caso de perda ou riscos na mídia.

Veja nesse tutorial como é fácil converter os filmes do DVD ou Blu-ray em arquivos MKV:

01. Coloque o disco DVD ou Blu-ray que deseja copiar e abra o MakeMKV;

02. Acesse o menu File > Open Disc, e selecione o drive em que está o disco (caso você tenha mais de um).

Tutorial para ripar DVD e Blu-ray

03. Observe que o software já mostra informações sobre a mídia inserida. Clicando em Open DVD disc você inicia a análise do conteúdo do disco.

Tutorial para ripar DVD e Blu-ray

04. Na parte direta da janela, você verá a lista completa com todos arquivos de áudio e vídeo presentes na mídia. Selecione aqueles que você deseja copiar, e depois escolha onde eles serão salvos em Output folder. Feito isso, basta clicar no botão MakeMKV para iniciar a cópia (ou ripagem) do seu disco.

Tutorial para ripar DVD e Blu-ray

05. O processo de cópia demora alguns minutos e os arquivos são salvos no mesmo formato que estão presentes na mídia – ou seja, o arquivos de filme em formato MKV ripados para seu computador irão ocupar o mesmo espaço do DVD ou Blu-ray.

Tutorial para ripar DVD e Blu-ray

Fácil demais não acha?

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Marcelo

    Olá depois posso rodar em uma mídia para MKV ?

  • Ricardo

    Excelente post amigo! Falta literatura na net sobre o assunto. Uma dúvida: Após criar o arquivo eu consigo “enxugá-lo” para ele ficar com um tamanho menor? Digo, ao ripar um BD de 25G, como faço para eleficar com 5G?

    Abraços!

  • Washington

    Não entendi o propósito do programa. Se é pra ocupar o mesmo espaço do DVD, pra que fazer a conversão pra MKV? Poderia explicar? Obrigado.

  • Rodrigo

    Washington
    comentou em 13 de agosto de 2010:
    Não entendi o propósito do programa. Se é pra ocupar o mesmo espaço do DVD, pra que fazer a conversão pra MKV? Poderia explicar? Obrigado.

    Simples, é só usar a cabeça…
    Alguns DVD’s e TV’s tem entrada USB, mas não lêem ISO ou VOB, mas lêem MKV, então vc faz uma cópia idêntica do DVD em um único arquivo MKV com suporte a multi idiomas e com o menu idêntico ao do DVD original e pronto, pode copiar para a pendrive ou hd-externo assistir tranquilamente.
    ufa… falta só desenhar para ficar mais fácil

  • Mto bom o programa, simples, cumpre o prometido!

    Vlw pela dica!