Desfragmentando HD do seu Mac

Dizem por aí que há necessidade de desfragmentar um HD (disco rígido) com FS (File System, ou Sistema de Arquivos) em HFS+ (o tipo de sistema de arquivos usado pelo Mac OS), mas não na mesma frequência com que seria feito em um volume NTFS.

Há um software chamado iDefrag que promete realizar este trabalho para você de desfragmentação e otimização do Mac OS X.

Mas será que é realmente necessário desfragmentar um volume HFS+ do Mac ?

Foi a partir dessa pergunta que resolvi procurar na Internet algo a respeito e acabei chegando às seguintes conclusões:

À principio não há necessidade de desfragmentar (ou seria defragmentar?) uma partição em HFS+, porém há exceções ou casos especiais em que a defragmentação pode ajudar.

Basicamente, temos 2 tipos de fragmentação: de arquivos e a de espaço livre. A fragmentação de arquivos é quase inexistente em partições HFS+ (para arquivos menores que 25MB). O FS é inteligente e tem até undo caso perceba que pode melhorar a localização dos arquivos, bem como um grande buffer que realiza várias operações de uma vez só, reduzindo a fragmentação de arquivos à zero (praticamente). Na realidade, todos os FS modernos são assim, não apenas o HFS+.

No entanto, a fragmentação de espaço livre é ruim para seu FS. O ideal é que sempre existam grandes blocos de espaço livre, basicamente usados para arquivos temporários e memória virtual. Se tivermos muita fragmentação de espaço livre, aí sim poderemos ter uma perda de performance. Fragmentaçao de espaço livre normalmente acontece quando o HD fica muito cheio (acima de 80% de sua capacidade). Portanto, só se deve defragmentar partições HFS+ se tivermos uma grande fragmentaçao de espaço livre, não de arquivos.

Resumindo, se você tem mais de 80% de espaço em disco ocupado, então provavelmente terá uma perda de performance por causa da fragmentação de espaço livre. Por isso o ideal é sempre se manter abaixo disso. Se algum dia você chegar a ocupar mais de 80% e depois liberar espaço pra ficar abaixo deste número, daí pode ser que você se beneficie com uma defragmentação.

Na dúvida, faça um Backup usando Time Machine, formate e reinstale o seu sistema, e então volte o seu backup.

Seu Mac estará bem rápido, como se estivesse acabado de sair da loja.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • Carlos

    Desfragmentar. Não é americanização de uma palavra como “deletar”.
    Desfragmentado é o inverso de fragmentado, o que acontece com o HD,
    são palavras que existem no português.

    Obrigado pelas informações.