Dicas essenciais para acelerar o Windows 7

Com o lançamento do Windows 7 ainda no ano passado, a Microsoft quis prover um melhor desempenho em relação às versões anteriores do Windows, mais especificamente cobrir o fiasco que foi o Windows Vista.

Windows 7

Entretanto, com o passar do tempo, é comum o Windows (bem como outros sistemas operacionais) terem uma queda de rendimento, principalmente pelo acúmulo de lixo no sistema ou um disco rígido (HD) cheio de programas e arquivos desnecessário. Veja algumas dicas essenciais que podem ajudar a acelerar o desempenho do Windows 7 tanto em notebooks como computadores desktops.

Efeitos Visuais

Desativar alguns (ou todos) efeitos visuais do Windows pode deixar seu sistema operacional bem mais rápido. Veja como fazer isso:

  1. Segure a tecla Windows e pressione Pause/Break.
  2. Quando a janela com as Informações Básicas do Computador for exibida, clique em Configurações Avançadas do Sistema (Advanced system settings) no painel à esquerda.
  3. Na aba Avançado (Advanced) tab, em Desempenho (Performance), clique em Configurações (Settings)
  4. Na janela Opções de desempenho (Performance Options) desative as opções que você julgar desnecessárias (veja a figura) ou simplesmente selecione a opção “Ajustar para obter um melhor desempenho” (Adjust for best performance).
  5. Realizadas as alterações, clique em Aplicar (Apply) e depois em OK.

Opções de desempenho

Com certeza essas alterações irão deixar o seu Windows menos bonito, mas o ganho de performance pode compensar isso.

Efeitos de Som

Para desativar os efeitos sonoros, siga os passos a seguir:

  1. Clique no botão Iniciar (Start). Na caixa de busca, digite mmsys.cpl e pressione Enter. Ou pode fazer da maneira rápida, pressionando a tecla Windows + R.
  2. Na janela Som (Sound) clique na aba Sons (Sounds)
  3. Defina o esquema para Nenhum Som (No Sounds)
  4. Você pode também, caso seja de sua preferência, deixar ativo apenas alguns sons de alerta ou inicialização de programas, bem como desativar o som de inicialização do Windows, na opção Tocar som de inicialização do Windows (Play Windows Startup sound).
  5. Feitas as alterações clique em Aplicar e depois em OK.

Antivírus

Certifique-se de possuir um bom antivírus instalado e ativo (senão, torna-se inútil) em seu computador. Isso irá garantir que nenhum malware ou spyware infecte o seu sistema, causando efeitos nocivos e também comer um espaço precioso.

Instale apenas softwares essenciais

Certifique-se de instalar somente o software que você precisa. Se você instalar algum software para fins de teste e descobrir que você realmente não precisa, desinstale logo em seguida. Caso contrário, eles podem, além de ocupar espaço em disco, fazer uso de memória e processador mesmo quando não estão sendo utilizados.

Serviços em execução

Alguns processos e serviços, que pode não ser realmente necessário, são iniciados automaticamente durante a inicialização do Windows. Eles consomem memória RAM, bem como o processador, “diminuindo a atenção” para outras tarefas importantes. O melhor a fazer é desativá-los. Para isso, faça o seguinte:

  1. Clique em Inciar (Start). Na caixa de busca, digite services.msc e aperte Enter
  2. Uma janela será aberta com todos os serviços do Windows
  3. Clicando com botão direito do mouse sobre algum serviço, você poderá iniciar/parar/pausar e até mesmo reinicá-lo. Clicando 2x sobre ele, você verá as propriedades do mesmo.
  4. Caso deseje desativar algum serviço, primeiramente clique em Parar (Stop) e em seguida, altere o modo de inicialização para Manual ou Desativado, caso tenha certeza de que ele não será necessário.
  5. Ao terminar, basta fechar a janela.

Serviços do Windows

Programas na inicialização

Alguns programas são configurados para iniciar durante o a inicialização do sistema, o que geralmente retarda esse processo. Você pode retirar alguns desses programas não necessários (na inicialização) fazendo o seguinte:

  1. Clique em Iniciar (Start) e digite msconfig na caixa de busca e aperte Enter.
  2. Na janela de Configuração do Sistema (System Configuration), clique em Inicialização de Programas (Startup).
  3. Desmarce as opções dos programas que julgar não importantes ou desnecessárias durante a inicialização do Windows.
  4. Terminado, basta clicar em Aplicar (Apply) e depois em OK.

Limpeza de Disco

Remova arquivos desnecessários como arquivos temporários, arquivos de programas baixados,  relatórios de erros, páginas de web, arquivos contidos na lixeira e etc. Para isso, use a ferramenta de Limpeza de Disco, que pode ser encontrada no seguinte caminho:

  1. Clique em IniciarTodos os Programas > Acessórios Ferramentas de SistemaLimpeza de Disco
  2. O sistema irá calcular o volume de espaço que pode ser liberado antes de abrir a janela do aplicativo, onde você deverá selecionar o que deve ser eliminado.
  3. Ao final basta clicar em OK. Você será perguntado ates de continuar com a exclusão. Selecione Sim (Yes).

Habilitar Gravação em Cache

Esta é uma opção que permite que o OS para descarregar os dados alterados para o disco rígido quando o sistema estiver ocioso, de modo que o desempenho não seja afetado quando em uso. Para habilitar isso, faça o seguinte:

  1. Segure a tecla Windows e pressione Pause/Break.
  2. Na janela aberta, clique em Gerenciador de Dispositivos (Device Manager) no painel à esquerda.
  3. Quando outra janela for aberta, clique 2x em Unidades de Disco (Disk drives).
  4. Quando a lista com os discos rígidos for exibida, clique com botão direito sobre ele(s) e selecione Propriedades (Properties).
  5. Clique na aba Diretivdas (Policies) como mostra a figura abaixo.
  6. Marque a caixa Habilitar gravação em cache no dispositivo (Enable write caching on the device)
  7. Feito isso, clique OK para finalizar.

Habilitar gravação em cache de disco

Desfragmentação de disco

Quando não há espaço suficiente para armazenamento em um disco rígido, o sistema operacional divide o arquivo em várias partes e as armazena em diferentes áreas do disco rígido, tornando o acesso aos arquivos um pouco mais lento. O processo de desfragmentação permite que todas essas partes para sejam unidas, alocadas de forma contígua no disco. Para executar aa desfragmentação do disco faça o seguinte:

  1. Clique em IniciarTodos os ProgramasAcessóriosFerraments de Sistema > Desfragmentador de Disco
  2. Na janela que será aberta, clique no disco que deseja desfragmentar e em seguida clique em Analisar disco (Analyze disk).
  3. O processo pode levar alguns minutos para ser concluído. Quando finalizado, clique em Desfragmentar disco (Defragment disk) para iniciar o processo, que, dependendo do tamanho do volume e espaço em disco ocupado, pode levar horas!
  4. Ao final você poderá ver o relatório do que foi desfragmentado.

Estas dicas são bem simples, mas que podem fazer uma grande diferença no seu Windows 7 (e também de outras versões, alterando apenas alguns detalhes). Caso você tenha mais algumas dicas e queira compartilhar conosco, fique a vontade para nos enviar através dos comentários abaixo.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.

  • fabio

    po vlw ae isso ae me a jundou muito !!!vlw msm ”hehhee

  • Filipe

    Muito boa suas dicas, me ajudaram bastante !!!!

  • BlogLixo

    FODA-SE TODO MUNDO

  • BlogPoing

    Tambem digo: FODA-SE TODO MUNDO

  • michael

    cara walew po fico chou de bola

  • http://dorgastransformice.blogspot.com/ Mortadelaaa

    vaçeu ae po esse é o 1 tuto ensinando a fazer no win 7 valeu msm

  • ‘-‘

    voçes são lixo” ‘-‘kkk

  • thiago.a santos

    eu queria saber o que voces acham do ”norton” antivirus

  • kaliformi

    O 7 e uma merda e vcs tbm!

  • Wuuuuyahh

    O pc fica lixoso com isso , e não adianta nada .