Erros 3002 e 3200 durante a atualização para o iOS 5. Como resolver?

Muitos usuários estão com dificuldade para fazer a atualização do seu iPhone ou iPad para o iOS 5, e em sua maioria por conta de 2 mensagens: “Erro 3002” e “Erro 3200”. E isso está ocorrendo tanto com usuários de Mac como de Windows. Eu mesmo fui mais um nessa estatística e tive que “mexer uns pauzinhos” para corrigir isso.

Corrigindo o Erro 3002 e 3200

Você precisará restaurar seu dispositivo ao invés de simplesmente atualizar. Isso fará uma instalação limpa do iOS 5, como se você estivesse formatando seu aparelho. Certifique-se de que você tem um backup do dispositivo antes de prosseguir com a instalação, de modo que você possa manter todos os seus aplicativos e configurações de volta.

Importante: Antes de continuar, remova quaisquer linhas que contenham gs.apple.com no seu arquivo hosts que fica na pasta /etc/ no Mac OS ou c:\windows\system32\drivers\etc\ para quem usa Windows.

  1. Instale a última versão do iTunes, no caso a 10.5, que foi liberada 1 dia antes do iOS 5;
  2. Faça download do arquivo IPSW do iOS 5 específico para o seu dispositivo, salve-o em algum lugar fácil de encontrar;
  3. Feito isso, é hora de abrir o iTunes 10.5 e, na tela que mostra as informações do seu dispositivo clique no botão “Restore” ou “Restaurar” segurando a tecla Option (se você for usuário de Mac OS) ou a tecla Shift (para usuários do Windows) e localize o arquivo IPSW que você baixou.

Pronto! Agora é só aguardar a instalação do iOS 5 no seu igadget.

Se o seu aparelho ficar travado ou caso aconteça de dar erro 3194, tente fazer o processo novamente com seu iPhone ou iPad em modo DFU.

É importante verificar o aquivo hosts se você alguma vez o alterou para realizar algum método de jailbreak no passado. Isso pode causar problemas agora, quando você está atualizando para o iOS 5.

Outro erro comum é “Um erro interno ocorreu” – esta é uma indicação de que os servidores da Apple estão lotados, assim você pode querer tentar novamente mais tarde.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.