Como usar o Facebook Messenger no aplicativo Mensagens do Mac OS X

O Facebook Messenger é atualmente um dos mais comuns meios de comunicação da Internet, mas ao contrário de outras plataformas como iOS ou Android, ele não possui um aplicativo exclusivo para Mac OS X. Mas isso não significa que você não possa conversar com seus amigos do Facebook sem ter que acessar o site da rede social.

Há uma forma bem simples de configurar sua conta do Facebook no aplicativo Mensagens (Messages) do Mac OS X – aquele mesmo que você utiliza para o iMessages caso tenha iPhone -, e vou explicar a seguir como proceder:

1. Abra o aplicativo Mensagens no Mac OS. Para quem nunca utilizou, ele possui este ícone:

mac-messages-icon

2. Na barra de menus, vá em Mensagens > Adicionar Conta

messagens-menu

3. Será aberta uma tela para você selecionar o tipo de conta que deseja adicionar. Selecione Outra conta do mensagens e clique em continuar.

messagens-contas

4. Na janela que será aberta, preencha da seguinte forma:

  • Tipo da Conta: Jabber;
  • Nome da Conta: SeuUsuário@chat.facebook.com (onde SeuUsuário é o nome que você personalizou para o endereço do seu perfil, como por exemplo: ‘www.facebook.com/seunome’ );
  • Senha: A sua senha do Facebook. Caso você tenha ativado uma autenticação em 2 passos quando você tentar conectar pela primeira vez ao serviço será solicitada uma nova senha, nesse momento você deverá informar a senha recebida por SMS.

As demais opções não precisam ser alteradas. Clique em Criar.

mensagens-conta-config

5. Caso a janela com seus contatos não seja exibida automaticamente, vá no menu Janela > Amigos.

messagens-contatos

6. Agora basta clicar 2x no nome do seu amigo na lista e iniciar o bate-papo.

mensagens-chat

Você ainda poderá usar simultaneamente outras contas como Hangouts do Google, Yahoo! Messenger na mesma janela. Basta repetir o passo 3 e selecionar o serviço desejado.

Leonardo R.

Analista de TI, graduado em Internet e Redes de Computadores, apaixonado por tecnologia, música e viagens. Mountain biker por hobby, e jogador de Xbox One e alguns jogos da Blizzard nas horas vagas. Também curte fotografia, filmes, séries e web em geral.